ITALIA + ROTEIROS:


Anibal de Almeida Fernandes, 1974, 2005, 2018


Alem do óbvio: Igrejas+Catedrais, que todos vêem sugiro:


4ROMA:


1º ROTEIRO: às 8,30 h. começar pelo Termini descendo a Av. até o Coliseu, no meio da avenida tem igreja Sta. Maria Maggiore com O  Moisés do Michelangelo; visitar o Coliseu TODO, andar para a cidade na direção da Piazza Del Popolo, no meio do caminho, do lado direito, tem o Panteon, Piazza Navona (com a embaixada Brasileira) e a Fontana de Trevi e do lado esquerdo o Alfredo di Roma. Andar em Roma é olhar e se extasiar, pois a cada esquina tem um detalhe: ou de fonte, ou de medalhão em fachada ou de escultura, reparar na cor OCRE di Roma. Voltar da Piazza Del Popolo para a Piazza de Espagna, [ao lado da escadaria tem uma estação de Metro, muito disfarçada] andar MUITO pelas ruas ver, a Bulgari e TODAS as lojas de alto luxo. Tem um Mac-Donald disfarçado no palácio de um Cardeal. Subir as escadas parando e olhando (lembrar que as construções do lado são antigos palácios e abrigam as moradias + CARAS DE ROMA). Ver a vista de cima e depois visitar a Igreja. Continuar até a Via Veneto, entrar à esquerda nos jardins da Vila Borghesi (são lindos e enormes, andar um pouco) voltar para a Via Veneto (lembrar-se da Dolce Vita de Fellini) descer a Via Veneto (tem um Hotel chique à esquerda e do lado direito um restaurante que se diz o criador do espaguete a Parisiense), continuar até o Termini.


2º ROTEIRO: às 8,30 h. chegar na estação de metrô do Vaticano (quase numa esquina) pegar a esquerda, andar 1 quarteirão e na esquina à direita tem uma loja (tipo Sta. Luzia) com coisas maravilhosas inclusive cerejas açucaradas e um marron glacé de pacote (pedaços da castanha) que é baratíssimo e estupendo!!!!!. Ir para o Palácio/Museu do Vaticano e mergulhar na história de 2.000 anos de poder, luxo e riqueza dos papas: reparar na arquitetura que é de uma fortaleza medieval, ver a Capela Sixtina (levar binóculo de teatro para ver melhor o teto, o tamanho e aspecto da capela é decepcionante, mas as pinturas tem grandiosidade) e depois obras e + obras FANTÁSTICAS (tem um Rafael no caminho da Sixtina que é enorme e tem o mais lindo tom de verde na roupa da madona que eu já vi pintado). Voltar para a Praça do Vaticano ver a colunata de Bernini e lembrar que a idéia é: 2 mãos que abraçam o mundo, é a maior praça do mundo. Entrar no Vaticano e reparar no Baldaquino, nos altares, nas estátuas [tem a formidável La Pietà de Michelangelo]  nos mármores do piso (cores e perfeição do corte e junção) ver a proporção das estátuas e da maior Cúpula do mundo. Visitar a Cripta.


ROTEIRO: às 8,30 h. ir para as Catacumbas (é MUITO frio dentro e bastante claustrofóbico) e depois ir para o Fórum Romano, que é enorme e é confuso no urbanismo e precisa muita atenção para as construções.


ROTEIRO: tour externo à cidade de Roma:


1º para Vila d’Este (os jardins são sofisticadíssimos, com as famosas águas caindo entre a vegetação) e a construção mostra como o italiano era pequeno, as portas são muito baixas)


2º para o Palácio de Adriano é um mundo à parte enorme, grandioso e requintadíssimo, com soluções técnicas moderníssimas (aquecimento, esgoto, caminhos subterrâneos, abastecimento de água) que não se vê em nenhum outro lugar!!!!. È IMPERDIVEL.


4FLORENÇA: às 8,30 h. começar a andar da Piazza della Signoria até o Giardino dei Bobolli (também visitar o palácio) depois voltar e visitar o Uffizi (ver as 3 Graças de Boticelli é um portento!!) ver o museu de Michelangelo onde está o Davi de verdade (na Signorina é uma cópia!!!) ver a Catedral, o Batistério com as PORTAS DO PARAISO de Ghiberti (FANTÁSTICO). VISITAR o palácio de Piero di Cosimo Medicis (repare na beleza do encaixe das pedras da fachada) com os túmulos (Dia e Noite) com as esculturas de Michelangelo.


4VENEZA: tudo é MARAVILHOSO, as perspectivas, as ruelas, os palácios, o Senado as pontes, a mais famosa ponte RIALTO, não tem nada igual no mundo. Não deixe de ver os murais de mosaico (esplendidos) na catedral San Marco e os seus maravilhosaos mosáicos que foram restaurados e brilham alegremente, (lembrar que a quadriga de cavalos que está na catedral veio de Bizâncio/Constantinopla quando, numa das cruzadas, os nobres da Europa em vez de ir até Jerusalém resolveram atacar e roubar Constantinopla), fazer um tour de barco para ver a cidade das ilhas, se der ir para Lido (praias) e Murano (cristais).


4 RAVENA vejam os mosaicos das igrejas (São Vito) e o tumulo de Cecília Metella que se rivalizam com os da catedral San Marco de Veneza, são os mais belos do mundo e não há mais a técnica para se reproduzir.


Vale a pena: SIENA, ASSIS, NAPOLES (visitar La Caserta o palácio dos reis Bourbon de Nápoles, é enorme e magnífico como Versalhes)


4 POMPÉIA é obrigatório ir, ande com calma pelas ruas e veja bem as proporções das casas e das ruas (lembrar que era um local de luxo para os ricos do Império Romano, como um Forte Lauderdalle da época) e visite as pinturas escandalosas; subir o Vesúvio SÓ se der tempo),


Vale a pena: SORENTO, CAPRI (alem da grotta azurra se der, ir para Ana Capri e visitar a casa de Axel Munthe),


4MILÃO, Catedral com um gótico rendilhado de grande leveza e beleza, galeria Vitório Emanuelle [onde comi a melhos piza na Itália].


4SICILIA: CATANIA E TAORMINA andar pelas cidades em suas ruas tortas estreitas e com trepadeiras floridas, em Taormina ver o Teatro Grego, as Igrejas e o Convento de Santo Domenico, que foi transformado em um luxuoso hotel; onde fiquuei e do meu quarto da varanda se via o Etna fumegando durante o dia e à noite o fogo saindo da cratera.
















 
Os textos desse site podem ser reproduzidos, desde que se informe o autor e o endereço do site.
 
Genealogia e Historia = Autor Anibal de Almeida Fernandes