FLORENÇA > FIRENZE


(OS ROMANOS A CHAMAVAM DE FLORENTIA POR CONTA DOS VÁRIOS JARDINS)


Anibal de Almeida Fernandes, 2009 


HISTÓRIA: FLORENÇA FOI UM ESPANTO DE CONSTRUÇÕES AROJADAS NO MEDIEVO E FICOU RIQUÍSSIMA COMO O MAIOR CENTRO COMERCIAL DO SEC XIV COM OS MEDICI, QUE É A FAMÍLIA QUE ENGRANDECEU FLORENÇA.


A família Medici teve origem na região de Mugello na Toscana. O poder político dos Médici aumentou, até que passaram a governar Florença - embora oficialmente eles fossem apenas cidadãos comuns, em vez de monarcas. Da Casa de Médici provieram quatro papas e, a partir de 1531, os Médici tornaram-se os líderes hereditários do Ducado de Florença, e em 1569, o ducado foi elevada à categoria de grão-ducado após grande expansão territorial, surgindo então o Grão-Ducado da Toscana, governado pela família desde o seu início até 1737, com a morte de João Gastão de Médici.


João de Bicci de Medici, (1360–1429), foi o primeiro patrono das artes na família, apoiou Masáccio e mandou reconstruir a Basílica de São Lourenço. Cosme de Medici foi mecenas de Donatello e Fra Filippo Lippi. A família apoiou também Michelangelo, que para os Médici produziu numerosas obras. Esses Mecenas eram grandes colecionadores de arte, e as suas aquisições hoje formam o núcleo da magnífica Galeria dos Uffizi, em Florença. Na arquitetura, foram responsáveis por notáveis intervenções em Florença, incluindo a referida galeria dos Uffizi, o Palácio Pitti, os jardins Boboli e o Belvedere.


Há estimativas de que a Casa de Medici foi uma das mais ricas famílias da Europa por um período de tempo. A partir desta base, eles adquiriram poder político, inicialmente em Florença e mais tarde na Itália e na Europa em geral.


O ramo primogênito da família – são os que descendem de Pedro de Cosmo de Medici e do seu filho Lourenço de Medici, o Magnífico – governaram até ao assassinato de Alexandre de Médici, primeiro duque de Florença, em 1537. O poder passou então para o ramo dito júnior – os que descendem de Lourenço de Cosmo de Medici a partir do seu trineto Cosmo I de Médici.


Uma contribuição dos Medici foi o desenvolvimento do sistema de contabilidade de dupla entrada para acompanhar os créditos e débitos. [] Este sistema foi utilizado pelos primeiros contadores que trabalham para a família Medici em Florença. Os Medici atingiram o seu apogeu entre os séculos XV e XVII com um conjunto de figuras importantes na história da Europa e do Mundo. A linhagem directa dos Médici extinguiu-se em 1737.


OS MEDICI COMPETIAM COM OS VISCONTI DE MILÃO QUE LÁ CONSEGUIRAM COMPRAR A FILHA DO REI DA FRANÇA (POR 600.000 ESCUDOS) E, DEPOIS, O FILHO DO REI PARA CASAR COM JOVENS VISCONTI E ENOBRECER O SEU SANGUE PORÉM...........


CÁ EM FLORENÇA OS MEDICI, QUE ERAM BANQUEIROS E RIQUÍSSIMOS FIZERAM 4 PAPAS:


Leão X = João de Médici (1513-1521),


Papa Clemente VII (1513-1521) = Júlio de Médici (1478–1534), João de Ângelo de Médici (1499–1565),


Papa Pio IV (1559-1565). Alexandre Otaviano de Médici (1535–1605), Papa Leão XI (1605).


E COMPRARAM O REI DA FRANÇA, FAZENDO 2 RAINHAS MEDICI:


1ª] RAINHA CATARINA DE MÉDICI:


tornou-se Rainha de França quando ascendeu ao trono seu marido Henrique II em 1547. Após a morte do marido será de novo rainha, entre 1574-89, Catarina tornou-se regente de dois filhos, primeiro Francisco II e depois Carlos X e Rainha Mãe de Henrique III. Foi uma das personagens mais influentes das guerras da religião francesas (católicos X protestantes) foi uma das responsáveis pelo Massacre dos protestantes no dia de São Bartolomeu ocorrido durante as comemorações do casamento de sua filha Margarida de Valois, futura Rainha Margot, com Henrique de Navarra, futuro Henrique IV, (que disse que Paris valia uma missa e se converteu ao catolicismo para casar com a princesa Valois, a partir dele acaba a Dinastia dos Valois e começa a dinastia Bourbon).


Henrique IV, depois de viúvo, casou pela 2ª vez com a


2ª] RAINHA MARIA DE MÉDICI.


ARTE: É TUDO MARAVILHOSO NA CIDADE COM ESSES DESTAQUES:


A CATEDRAL Sta MARIA dei FIORI COM A CÚPULA DE BRUNELLESCHI,


O BATISTÉRIO (NA PORTA LESTE QUE É A PORTA DO PARAÍSO uma OBRA PRIMA DO GHIBERTI),


O CAMPANÁRIO DE GIOTTO


A GALERIA DA ACADEMIA ONDE ESTÁ O VERDADEIRO DAVI E TEM MONTES DE MICHELANGELO NAO ACABADOS (NA PIAZZA DELLA SIGNORIA ESTÁ APENAS UMA CÓPIA QUE OS AMERICANOS/JAPONESES FOTOGRAFAM FRENETICAMENTE),


A GALLERIA DEGLI UFFIZI (AS 3 GRAÇAS E O NASCIMENTO DE VENUS DO BOTTICELLI QUE EU ACHO O MAIS SOFISTICADO DOS PINTORES DO RENASCIMENTO)


O PALÁCIO DEI MEDICI PARA VER OS TUMULOS DOS MEDICI FEITOS POR MICHELANGELO COM AS ESTÁTUAS DIA E A NOITE.


É CIDADE PARA ANDAR:


UM BELO TRAJETO = SAIR DA PIAZZA DELLA SIGNORIA E IR A PÉ ATÉ O PALACIO PITTI E O GIARDINO DI BOBOLI PELO CORREDOR VASARIANO (DA PIAZZA DELLA SIGNORIA PELA PONTE VECCHIO ATÉ O PALÁCIO PITTI E ANDAR PELOS JARDINS DI BOBOLI, PARANDO PARA TOMAR SORVETE [TEM DE CEREJA] E SENTINDO A CIDADE = DÁ + OU – UMAS 4,00h.).


GASTRONOMIA:


FIRENZE A BISTECA FIORENTINA APESAR DE TER GORDURA EM VOLTA É FORMIDAVEL; É ENORME, POREM COMO O GADO É CONFINADÍSSIMO E NAO ANDA A GORDURA NAO TEM GOSTO RUIM, VALE A PENA


SIENA NA PRAÇA OLHANDO PARA A CATEDRAL, DO LADO ESQUERDO, TEM UMA PORTINHA QUE É O MELHOR PAO FORTE DE SIENA QUE SE PODE COMER NA VIDA, SE TIRVER SORTE VEJAM O PAGLIO DE SIENA O DESFILE DOS CAVALEIROS COM ROUPAS E PENDÕES MEDIEVAIS, É DESLUMBRANTE


BOLOGNA, LA FATTA (É O APELIDO DE BOLOGNA > BOLOGNA A GORDA)  A ZEZE COMEU UM SANDUICHE DE PRESUNTO CRU E EU UM DE PARMESÃO COM MORTADELA, QUE ESTAVAM FORMIDÁVEIS


PARMA TEM UNS DOCES DE VIOLETA (SIM... A PRÓPRIA FLOR!!!) MARAVILHOSOS ALEM DO PARMESÃO E DO PRESUNTO CRÚ 
















 
Os textos desse site podem ser reproduzidos, desde que se informe o autor e o endereço do site.
 
Genealogia e Historia = Autor Anibal de Almeida Fernandes