INÍCIO DA HISTÓRIA HUMANA: O HOMEM começa a ser HOMEM quando passa a enterrar os seus mortos. Este é o marco divisório entre o hominídeo e o HOMEM e ocorreu há cerca de 40.000 anos atrás, antes mesmo da prática da agricultura, tanto com o Homo sapiens como com o Homo neandertal.
O TÚMULO DOS ANCESTRAIS MORTOS: a terra em que a família enterrava os ancestrais mortos, era propriedade privada da família e foi garantida pela religião ao longo das gerações pois esses ancestrais eram considerados os Deuses da família, os MANES do lar, e deviam ser protegidos e preservados para todo o sempre. O ritual de oferecer uma refeição sobre o altar dos ancestrais mortos, é a mais antiga forma conhecida de ato religioso em todo o mundo e persiste até hoje, principalmente no Oriente.
ALDEIA GLOBAL: A continuidade ao longo dos séculos é uma das características das sociedades iniciais que sempre procuraram preservar os seus valores regionais e potencializar as suas características próprias através das gerações até chegarmos à aldeia global de Marshal MacLuhan que agora, com o celular e a internet, começa a se concretizar: todos os artefatos humanos, desde os primeiros instrumentos até a mídia eletrônica, incluindo os computadores, são extensões do corpo humano e do seu sistema nervoso e são componentes da evolução humana. Hoje em dia a facilidade da comunicação instantânea e a perda da privacidade, transforma a tudo e a todos numa sociedade exibicionista, consumista e sem memória e o Penso, logo existo de Descartes, o fundador da filosofia moderna no século 17, se transforma no Eu consumo, logo eu sou alguém da frenética sociedade consumista do século 21
.