DARWIN: os milhões de espécies de plantas, animais e micro-organismos que vivem e já viveram sobre a Terra descendem todos de um ancestral comum, que surgiu há mais de 3 bilhões de anos. O DNA, que é a substância presente no núcleo das células portadora da hereditariedade, torna essa idéia uma realidade em sua simplicidade. Os organismos não são como são em obediência a um desígnio superior. Ao contrário, sua diversificação resulta do entrechoque de mutações genéticas e modificações no ambiente natural ao longo do tempo.

HOMO SAPIENS IDALTU: com 160.000 anos, descoberto em 2003, na Etiópia por Tim White da Universidade de Berkeley, Califórnia, que o fez afirmar admirado: It's not a modern human, says White, but it's so close that there's no doubt it will become one. The child, in particular, is so like us that you couldn't distinguish it in a population of modern human children.

GENEALOGIA: hábito de relacionar os ancestrais para torná-los conhecidos e qualificar o indivíduo perante seus pares, funcionou como a base elementar na formação das civilizações, Sumeriana, Egípcia, Hindu, Chinesa, Japonesa, Grega e Romana e, até, nas tribos indígenas do Amazonas.

FLUXO GENEALÓGICO: cada um de nós tem: 2 pais, 4 avós, 8 bisavós, 16 trisavós, 32 tetravós, 64 5º avós, etc, etc, numa progressão geométrica contínua que dá, a cada um de nós que vive hoje no mundo, mais de 500 milhões de 28º avós no século XIII, só 800 anos atrás!, ou seja, em plena Idade Média, quando havia apenas 60 milhões de habitantes em toda Europa, cada um de nós que está vivo no séc XXI, teve 500 milhões de avós.

ADÃO EXISTIU: este fluxo genealógico matemático nos transforma a todos nós em parentes e vindos de um único ancestral que Richard Dawkins em The Ancestor´s Tale estima ter vivido em 30.000 a.C., há 1.000 gerações atrás. Esse ancestral comum nos torna primos de milésimo grau de todos os seres vivos atuais, não importando a raça, o segmento sociocultural ou a cor.













































































































Os textos desse site podem ser reproduzidos, desde que se informe o autor e o endereço do site.
 
Genealogia e Historia = Autor Anibal de Almeida Fernandes