2º Barão do RIO das FLORES e a ligação com a Família Ottoni do Rio de Janeiro e Souza Queiroz de  São Paulo



 Decreto Registrado no Livro XI, Pag. 96, Seção Histórica do Arquivo Nacional.


 

Autor: Anibal de Almeida Fernandes, da família do 2º Barão, Setembro 2010, atualizado Junho, 2023.

 

Dados fornecidos por FamilySearch


 

Mizael Vieira Machado da Cunha, 2º Barão do Rio das Flores, a 14/8/1886, n. 23/3/1851, f. 3/7/1913, era Oficial da Imperial Ordem das Rosas, é filho de José Vieira Machado da Cunha, 1º Barão do Rio das Flores (Decreto 3/4/1867) e de sua mulher Maria Salomé tia-bisavó de Aníbal.

 


O 2º Barão do Rio das Flores é bisneto de Manoel de Avellar e Almeida, 4º avô de Aníbal, Patriarca da Família Avellar e Almeida de vassouras, RJ.

O 2º Barão do Rio das Flores é filho do 1º Barão do Rio das Flores.

O 1º Barão do Rio das Flores casou-se com Maria Salomé, nasc. 1831, fal. 19/7/1864, filha de Antonio José da Silva (conforme a transcrição dos batismos do Livro 5 de Batismos da Catedral de Vassouras: de Luisa 1ª filha do casal e dos filhos Mizael, futuro 2º Barão do Rio das Flores, Manoel e Antonio) e filha de Luisa Maria de Avellar e Almeida.


Manoel, nasceu em 03-12-1852 e foi batizado aos 16-05-1853.

-RJ - Igreja Nossa Senhora da Gloria em 16-05-1853 Manoel, f.l. Jose Vieira Machado da Cunha e D. Maria Salome da Silva Vieira, NP Cap. Manoel Vieira Machado e D. Escolastica Agueda de Souza, NM [dobra] Jose da Silva e D. Luiza de Avelar (3ºs avós de Aníbal) Fe[dobra]gueira, Nasceu a 03-12-1852 PP Major Antonio Vieira Machado da Cunha e D. Maria Leopoldina Vieira [dobra]


Antonio da Cunha Carvalho c.c. Bernarda Dutra da Silveira, 6ºs avós de Anibal, são pais de 13 filhos, entre eles:

Ana (3ª filha), 5ª avó de Anibal e Theodósia (7ª filha) de quem descende o 1º e o 2º Barão Rio das Flores:

# Theodósia (7ª filha) c.c. Tenente Lourenço de Souza Barbosa, Nazareth, RJ, pais de:


# Escolástica da Cunha c.c. Capitão Manoel Vieira Machado, pais de:

# José Vieira Machado da Cunha, 1º Barão do Rio das Flores c.c. Maria Salomé Avellar e Almeida e Silva, (neta de Manoel de Avellar e Almeida e irmã de João Antonio, bisavô de Aníbal), pais de:

#Mizael, (2º Barão do Rio das Flores) c.c. Aurora Esteves Ottoni.


 


O 2º Barão do Rio das Flores foi casado com Aurora Esteves Ottoni, n. 1858, f. 1922, filha de Manuel Esteves Ottoni c.c. Ana Amália de Araújo Maia, np. de Honório Esteves Ottoni c.c. Mariana Pereira Guedes, bisneta paterna de José Eloy Ottoni, (n. 1/12/1764, f. 2/10/1851) c.c Maria do Nascimento Esteves. Aurora é bisneta de José Eloy Ottoni, nasc. a 1/12/1764, na Vila do Príncipe, Serro, Minas Gerais, e falecido a 2/10/1851, no Rio de Janeiro, e de Maria Rosa do Nascimento Esteves. Este José Eloy Ottoni tem 15 irmãos, entre eles *Jorge Benedicto Ottoni, nasc. a 6/2/1782, na na Vila do Príncipe, Serro, Minas Gerais, e falecido a 2/4/1851, no Rio de Janeiro, está sepultado no Cemitério de São Francisco de Paula. Finalmente, este Jorge, do seu casamento com Rosália de Souza Maia, é pai de Cristiano Benedicto Ottoni. Assim, o bisavô de Aurora é tio paterno (direto), do engenheiro Christiano Benedicto Ottoni homem público, bastante conhecido no Rio de Janeiro.


Adendo Ottoni e a ligação com o Barão de Limeira, Vicente de Souza Queiroz

*Jorge Benedicto Ottoni é irmão de José Eloy Ottoni, que é 2ºavô da 2ª Baronesa do Rio das Flores, c.c. Mizael Vieira da Cunha,  2º Barão do Rio das Flores.

Jorge Benedicto Ottoni é pai de Cristiano Benedicto Ottoni, e é avô de Julio Benedicto Ottoni que é casado a 15/7/1879, com Paulina de Souza Queiroz,  nascida em São Paulo a 19/7/1859 e falecida em São Paulo a 9/11/1936 que é sobrinha do Barão de Tatui, Francisco Xavier Paes de Barros, trisavô de Tiffany.

Julio Benedicto Ottoni é irmão de: Ermelinda (que foi casada com Luiz Vicente de Souza Queiroz, irmão de Paulina de Souza Queiroz, que foi fundador do ESALQ em Piracicaba) e de Christiano Benedicto Ottoni Junior, filhos do conselheiro Christiano Benedicto Ottoni, homem público, bastante conhecido no Rio de Janeiro e Barbara Balbina de Araujo Maya.

Paulina de Souza Queiroz (filha de Vicente de Souza Queiroz e Francisca de Paula Sousa), neta paterna do brigadeiro Luiz Antonio de Souza e Genebra de Barros Leite, neta materna do Conselheiro Francisco de Paula Sousa e Mello e Maria de Barros Leite. (Genebra e Maria de Barros Leite são irmãs, ambas filhas de Antonio de Barros Penteado e Maria Paula Machado, 5°s avós de Tiffany).



O 2º Barão do Rio das Flores e Aurora estão enterrados em Rio das Flores, RJ, em túmulo restaurado por Marcos Vieira da Cunha, primo de Anibal, também sobrinho-bisneto do 1º Barão do Rio das Flores.

 


Nota: era um fato muito raro no Império do Brasil, o Imperador conceder ao filho, o título com o mesmo nome do título dado ao pai, para evitar a interpretação de hereditariedade da nobreza, como o Imperador concedeu ao 1º e o 2º Barão do Rio das Flores.

O mesmo sucedeu com o 1º Barão de Cajurú (4º avô de Anibal) e seu filho o 2º Barão de Cajurú (tio-trisavô de Anibal).

O 2º Barão do Rio das Flores e Aurora Ottoni tiveram entre outros, esses 3 filhos:

1) Mizael Ottoni Vieira, c.c. Ana Cerqueira de Lima, bisneta do Visconde deBarbacena e trineta do Marquês de Barbacena.

2) Virgínia Ottoni Vieira, n. 1/4/1905, c.c. Antonio Wanderley de Araújo, neto doBarão de Cotegipe.

3) Manoel Vieira da Cunha, n. 20/3/1894, f. 5/6/1975, c.c. Maria do Rosário (Rosarinho), filha de Francisco Eugênio de Azevedo e Sara Corrêa de Almeida, pais de 2 filhos:

# Luís Carlos de Azevedo Vieira, f. 1994, c.c. Nancy Meireles Junqueira, pais de:

Paulina, c.c Guilherme Penteado Morais, pais de:

               Artur e Joaquim

Luciana, c.c. Marcos Pereira de Almeida, pais de: Tomás

# Sara (Sarita) c.c. Luiz Galvão de França, pais de:

Caio, s.

Carla, c.c. Ricardo Brito, pais de: André, Thiago, Bruno.

 

DESTACO A FOTO DE JOSÉ ROBERTO ARANTES DE ALMEIDA [*1943], 4ºNETO DE MANOEL DE AVELLAR E ALMEIDA E SUA SEMELHANÇA COM SEU PRIMO O 2º BARÃO DO RIO DAS FLORES [*1858], 2º NETO DE MANOEL DE AVELLAR E ALMEIDA, NUMA DEMONSTRAÇÃO INEQUÍVOCA DA FORÇA DO SANGUE QUE PERPETUA OS TRAÇOS FAMILIARES ATRAVÉS DOS SÉCULOS:

 

Fontes, consultadas para estruturar este trabalho:

# Instituto Genealógico Brasileiro (IGB), # Anuário Genealógico Brasileiro (AGB):

Ano: I = pgs 318 a 320, tem grave erro ao tornar irmãos o 1º e o 2º Barão do Rio das Flores que são pai e filho,

Ano III = pg 323,

Ano IV = pgs: 227 a 264 e 278, em especial pgs 257 e 278,

# Werneck, Francisco Klörs, Primeiros Povoadores de Vassouras, trabalho não publicado.

*Flávio Mário de Carvalho Jr., meu primo, 3º neto do 1º Barão de Cajurú, forneceu dados e provas  documentais sobre a descendência da 3ª avó de Anibal, Ana Elisa da Conceição, REGISTRADA no Livro de Batismos de 25/12/1855, pg. 21, da Paróquia de Sto. Antonio do Rio Bonito de Conservatória, RJ, no batismo de sua filha Ursulina, a 16/10/1855, onde Ursulina está registrada como neta materna do, ainda, Comendador João Gualberto de Carvalho, pois o Título de Barão de Cajurú, só foi recebido a 30/6/1860. Ana Elisa da Conceição também aparece como herdeira no testamento de sua mãe, Ana Inácia da Conceição Ribeiro do Vale, 1ª Baronesa de Cajurú, lavrado na Cidade do Turvo, a dois de setembro de mil oitocentos e oitenta. Baronesa de Cajurú. No Livro 2º, fls. 42v/45 do Registro de Testamentos do Cartório do 1º Ofício da Comarca de Andrelândia, MG. Ana Elisa +29/06/1900 em Sto Antonio do Rio Bonito de Conservatária, RJ.

# Rheingantz, Carlos, G., Titulares do Império, Arquivo Nacional, RJ, 1960.

# Silva, Rudy Mattos da, Galeria Vassourense, Editora Valença, RJ, 1999.

# Machado, Lielza Lemos, Imagens de Vassouras, Gráfica Palmeiras, RJ, 1994.

# José Fernando De Esteffani dos Santos: dados sobre a família Machado Vieira da Cunha.

# Pesquisa, in situ, dos testamentos e inventário feitas por Gilberto Alves Furriel da Silva em Aiuruoca, MG.

# Marcos Vieira da Cunha, fonte primária, informou as datas de nascimento e morte dos 1ºs Barões do Rio das Flores e dos filhos Manoel, Lindolpho, Mizael, e de Emiliana Garcia, tiradas dos túmulos, restaurados por ele, no cemitério de Rio das Flores, 1980.

# Maria do Rosário (Rosarinho) Azevedo Vieira da Cunha, fonte primária.

# Admário Rocha de Azevedo, pesquisou Livro 5 de Batismo 1867-1871, nasc.: Luisa, Misael, Manoel, Antonio, 1982.

# Nancy Meireles Junqueira, fonte primária, 2002.

# Carlos Eduardo de Almeida Barata, fonte primária, 2008. Dados sobre a 2ª Baronesa do Rio das Flores.

# Tiffany: dados sobre os Ottoni e os Souza Queiroz do Barão de Limeira

# Dados fornecidos por FamilySearch. 



 

 

 
Os textos desse site podem ser reproduzidos, desde que se informe o autor e o endereço do site.
 
Genealogia e Historia = Autor Anibal de Almeida Fernandes