Barão de Almeida Ramos Joaquim d’Almeida Ramos e seu avô comum com Anibal, e a ligação transversal de Anibal com o Duque de Caxias.


Pesquisado por Aníbal de Almeida Fernandes e com informações adicionadas de FamilySearch, Junho, 2023


Dados fornecidos por FamilySearch


 




Barão de Almeida Ramos, Joaquim d’Almeida Ramos que é 4ºneto do Capitão Amaro de Mendonça c.c. Maria da Assunção que são 8ºs avós de Anibal.  


Decreto Registrado no Livro X, Pag. 103, Seção Histórica do Arquivo Nacional.


Joaquim d’Almeida Ramos foi agraciado, por decreto de 18/1/1882, com o título de Barão de Almeida Ramos, ele era Advogado e Comissário de Café. Bacharel em Direito [SP-1859]. Advogou primeiro em Mar de Espanha (MG), e depois, em Valença (RJ). Proprietário de uma casa de comissão de café no Rio de Janeiro. Homem corpulento, alto, rosto grande, pele clara, olhos e cabelos pretos, barba nascente. Em 1865 se casou com Francisca Peregrina Werneck filha do Visconde de Ypiabas.


O Barão de Almeida Ramos é irmão de João Luís de Almeida Ramos, c.c. Cecília Vieira Werneck (irmã do Barão d’Aliança, e sobrinha do 1º Barão do Rio das Flores e prima do 2º Barão do Rio das Flores que são primos de Anibal por serem, respectivamente, 2º neto e 3º neto, do casal Antonio da Cunha Carvalho e Bernarda Dutra da Silveira, que são 6ºs avós de Anibal.


O Barão de Almeida Ramos é tio de Belisário Vieira Ramos, (Belisário é autor do livro A Família Werneck, AGB, Ano IV, pg. 278), c.c. Maria Salomé Garcia, que é neta paterna de José Vieira Machado da Cunha e Maria Salomé de Avellar e Almeida e Silva [irmã de João Antonio, 2ºavô de Anibal], 1ºs Barões do Rio das Flores, tios bisavós de Anibal e, também, tios bisavós de Marcos Vieira da Cunha, 5º neto do casal Antonio da Cunha Carvalho e Bernarda Dutra da Silveira, que são 6ºs avós de Anibal.


Fontes: Mário Arantes de Almeida, (meu tio); Marcos Vieira da Cunha, (meu primo), e Anuário Genealógico Brasileiro, Ano I: pg 232/233 e AGB Ano IV, pg.256 e 277, 1942. Dados de FamilySearch constantes da Galeria com a recordação do Barão de Almeida Ramos.


Brasão Barão Almeida Ramos





Duque de Caxias: Luís Alves de Lima e Silva (*1803 +7/5/1880), a mãe do Duque, Mariana Candido de Oliveira Belo c.c. o brigadeiro Francisco de Lima e Silva, é irmã de Jose Ricardo de Oliveira Belo, c.c. Mariana de Andrade, que é irmã do Barão de Piabanha, cujo filho, Antonio José Barbosa de Andrade é c.c. Laurinda Francisca de Avelar, filha do Barão do Ribeirão, José de Avellar e Almeida, tio-trisavô de Anibal.


O Barão do Ribeirão é filho de Manoel de Avellar e Almeida e de sua mulher Susana Maria de Jesus, 4ºs avós de Anibal, (que é o casal tronco da família Avellar e Almeida de Vassouras), portanto Laurinda Avellar e Almeida, é prima-irmã de João Antonio de Avellar e Almeida, bisavô de Anibal.


Resumo: o filho do barão de Piabanha, Antonio José Barbosa de Andrade é c.c. Laurinda Avellar e Almeida, que é prima-irmã de João Antonio Avellar e Almeida, bisavô de Anibal. Laurinda faz o parentesco de sangue entre os Oliveira Belo Andrade e os Avellar e Almeida e o transversal contra parentesco dos Avellar e Almeida com o Duque de Caxias.


       Brasão do Duque de Caxias


 


Fontes pesquisadas para estruturar esse trabalho:


#Anuário Genealógico Brasileiro: Ano I, pgs: 85 e 168; Ano III, pgs: 126, 196, 257, 351, 410, 411, 412.


#400 Anos de Vida Bandeirante, pgs: 148 a 158.


#Genealogia Paulistana, Luiz Gonzaga da Silva Leme Vol 6, Bicudos pg. 362 a 375.


#Titulares do Império, Carlos Rheingantz, 1960.


#Barões e Escravos do Café, Sônia Sant’Anna, 2001.



#FamilySearch 


 

 
Os textos desse site podem ser reproduzidos, desde que se informe o autor e o endereço do site.
 
Genealogia e Historia = Autor Anibal de Almeida Fernandes