BÁLCÃS, ANTIGA IUGOSLÁVIA ( = ESLAVOS DO SUL)


ESLOVÊNIA, CROÁCIA, BÓSNIA HERZEGOVINA, MONTENEGRO, SÉRVIA


ANIBAL DE ALMEIDA FERNANDES, MAIO, 2017


COMEÇAMOS EM VENEZA COM DIA LINDO E MILHARES DE PESSOAS INUNDANDO TUDO COM ENORMES FILAS, SÓ RESOLVO ENTRAR NA IGREJA DE SÃO MARCO (1/2h DE FILA), POIS QUERO REVER OS MOSAICOS QUE FORAM LIMPOS, POUCA ILUMINAÇÃO, MAS MESMO ASSIM O OURO DOS MOSAICOS RESPLANDECE PRINCIPALMENTE NA SAÍDA CUJO PÉ DIREITO BAIXO PERMITE A COMPLETA OBSERVAÇÃO,





DEPOIS É ANDAR PELAS RUELAS ENCONTRANDO PERSPECTIVAS SURPREENDENTES E NA RUA QUE VAI DE SÃO MARCO AO RIALTO VER A MULTIDÃO CAMINHANDO, APÓS SUBIR A PONTE E VER O GRANDE CANAL DOS 2 LADOS ENTRE UMA ENORME AGLOMERAÇÃO DE CHINESES QUE LITERALMENTE TOMARAM VENEZA, VAMOS ALMOÇAR À BEIRA DO CANAL, ESCOLHO UM FORMIDÁVEL TAGLIARINI NERO COM PEDAÇOS DE POLVO À MODA DE VENEZA.... ESTUPENDO!!!!!!!!!!


DEPOIS OS BÁLCÃS, REGIÃO MUITO MONTANHOSA E COM OS VALES DOS RIOS SAVA E NERETVA QUE MARCAM FRONTEIRAS E PERMITEM A AGRICULTURA. OS PAÍSES SÃO O RESULTADO DO DESDOBRO DA IUGOSLÁVIA DO TITO A PARTIR DE 1991 E DEPOIS DAS GUERRAS PROMOVIDAS PARA EVITAR A SEPARAÇÃO DESSES PAÍSES DA GRANDE SÉRVIA ATÉ 1994, COM MASSACRES E PERSEGUIÇÕES QUE MUITO ABALARAM A REGIÃO CUJA VIAGEM MOSTRA LUGARES MUITO BONITOS E DÁ UMA PERCEPÇÃO DA HISTÓRIA SOFRIDA DESSE CANTO DO MUNDO SEMPRE ENTRE 2 MUNDOS DESDE O ROMANO DO OCIDENTE x ROMANO DO ORIENTE, HUNGAROS x SERVIOS, VENEZIANOS x TURCOS, OTOMANOS x AUSTRO-HÚNGARO, ORTODOXOS x MUÇULMANOS, COM GUERRAS MASSACRANTES QUE SÃO CONTINUAS MUDANDO OS SENHORES, MAS QUE NÃO MUDAM A SEQUENCIA DE DESTRUIÇÃO E COM TOTAL SOFRIMENTO DO POVO. AS IDAS E VINDAS DO ROTEIRO ENTRE ESLOVÊNIA/CROÁCIA/BÓSNIA GERA UM FESTIVAL DE PARADAS NAS FRONTEIRAS E 11 CARIMBOS NO PASSAPORTE, IRRITA BASTANTE, POIS DEMORA ATÉ 45min POR FRONTEIRA!!!!!.


BÁLCÃS SOB O IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO




1] COMEÇAMOS NA ESLOVÊNIA (EURO), CATÓLICA, PEQUENA E AGRÍCOLA QUE TEM A 3ª POSIÇÃO ENTRE OS FORNECEDORES DE MADEIRA EUROPEUS (ATRÁS DA FINLÂNDIA/SUÉCIA) QUE, COM MUITA ATIVIDADE, SEMPRE FOI A LOCOMOTIVA ECONÔMICA DA IUGOSLÁVIA, POIS COM APENAS 8% DO TERRITÓRIO CONTRIBUÍA COM 25% DO PIB, É QUEM ESTÁ EM MELHOR SITUAÇÃO ECONÔMICA, A CAPITAL Ljubljana COM SEU CASTELO MEDIEVAL É PEQUENA E SIMPÁTICA COM MUITA CORTESIA, SEM NADA DE MARCANTE, PORÉM AS CAVERNAS DE POSTOJNA SÃO FANTÁSTICAS, PARA VISITAR ANDA-SE MUITO A 9º GRAUS, COM SUBIDAS INGREMES E DESCIDAS FORTES, MAS O PISO, APESAR DE ÚMIDO, NAO ESCORREGA, O QUE É MUITO SEGURO, MAS VALE A PENA, ESPAÇOS ENORMES DE ESTALACTITES DE VÁRIAS FORMAS, TAMANHOS E CORES, EM MAIS DE 2.4000m DE TRAJETO, NUMA ÁREA DE 24km2.






FOMOS A BLED VISITAR SEU CASTELO DO SEC. XI E O LAGO ONDE ACONTECEM TORNEIOS MUNDIAIS DE REMO, COM UM GUIA BAIANO DE SALVADOR QUE MORA EM BLED, CASADO COM UMA ESLOVENA.




2] DEPOIS CROÁCIA (1 EURO = 2 KUNAS), CATÓLICA, COM UMA LÍNGUA IMPRONUNCIÁVEL, POR EXEMPLO PRAÇA É TRG????. O QUADRICULADO VERMELHO E BRANCO DA BANDEIRA TRADUZ A FORMAÇÃO INICIAL DE TRIBOS DE CROATAS BRANCOS E CROATAS VERMELHOS. VAMOS ATÉ OPATIJA, CIDADE BALNEÁRIA FREQUENTADA PELOS ITALIANOS, POIS TRIESTRE ESTÁ MUITO PERTO. É FORNECEDORA DE PEDRAS DE REVESTIMENTO PARA O MUNDO INCLUINDO A CASA BRANCA AMERICANA QUE TEM PEDRAS CROATAS. VAMOS PARA ZAGREB CAPITAL DA CROÁCIA, AGRADÁVEL E HOSPITALEIRA, COMEMOS NO LEONARDO EM PLENA AREA BOEMIA. CONHECEMOS O PARQUE PLITVICE (294,82km2) COM SEUS 16 LAGOS E 94 CATARATAS E CASCATAS COM AGUA LÍMPIDA ESVERDEADA COMO ESMERALDA  TAMBÉM SE ANDA MUITO PARA BAIXO E PARA CIMA COM ESCADAS PERIGOSAS E RAMPAS E MUITA GENTE DO MUNDO INTEIRO, E ALGUNS TRAJETOS DE BARCO.



VAMOS PARA SPLIT QUE SURGIU DO MARAVILHOSO PALACIO DE DIOCLECIANO DE 305 DC, QUE RENUNCIOU AO TRONO IMPERIAL E, COMO TINHA NASCIDO PRÓXIMO DE SPLIT, MANDOU CONSTRUIR ESSE FORMIDÁVEL PALACIO FORTALEZA PARA VIVER SOSSEGADO LONGE DA CORTE, ANDEI POR ELE VARIAS VEZES TENDO O PÁTIO CENTRAL (BEM CONSERVADO) COMO REFERENCIA PARA ENTENDER A ARQUITETURA. NO LADO EXTERNO, QUE FOI ATERRADO, DESENVOLVE-SE A RIVA UMA SUCESSÃO DE CAFES E RESTAURANTES À BEIRA MAR. DEPOIS DUBROVNIK COM SEUS MAIS DE 1.900m DE MURALHAS, NUM CONJUNTO URBANO MUITO BONITO, E UM PORTO MUITO PROTEGIDO. ANDEI POR TODAS AS RUELAS, ALMOÇAMOS NO MOBY DICKY, E ANDAMOS MAIS AINDA, POIS VENTAVA TANTO QUE NAO FIZEMOS O PASSEIO DE BARCO E O TELEFERICO ESTAVA FECHADO, A CIDADE É LINDA. O HOTEL ROYAL PRINCESS 5*, ERA MUITO BOM. 




3] DEPOIS A BÓSNIA-HERZEGOVINA (1 EURO = 1,98 MARCOS), MUÇULMANA, QUE ESTÁ EM MÁ SITUAÇÃO COM DESEMPREGO DE 40% E DESALENTO ENTRE A JUVENTUDE, NA CAPITAL SARAVEJO, QUE FICA NUM VALE CERCADO DE COLINAS, É CHEIA DE CEMITÉRIOS COM OS MORTOS NOS 4 ANOS EM QUE ESTEVE CERCADA PELOS SÉRVIOS, NOSSOS GUIAS, QUE SÃO IRMÃOS, DÃO DESCRIÇÕES DIFERENTES, ELA CONCILIADORA, ELE AMARGO E CÁUSTICO CONTRA A SERVIA. NA PONTE LATINA VISUALIZEI A ESTUPIDEZ DA MANOBRA QUE ACARRETOU O ASSASSINATO DO GRÃO DUQUE FRANCISCO E DA MULHER SOFIA, POIS ELE INSISTIU EM VISITAR NO HOSPITAL O OFICIAL MERIZZI, FERIDO NO 1º ATENTADO DE QUE ESCAPARA, POIS A BOMBA LANÇADA SOBRE O CARRO DO GRÃO DUQUE CAIU E FOI EXPLODIR SOB OUTRO CARRO DA COMITIVA FERINDO MERIZZI E VÁRIOS EXPECTADORES ALEM DISSO, NÃO HOUVE REFORÇO DA SEGURANÇA, NEM FOI INFORMADO PARA O MOTORISTA QUE O ROTEIRO SERIA DIFERENTE E NA ESQUINA DA PONTE LATINA, AO TENTAR DAR A LENTA MARCHA RÉ PARA VOLTAR PARA A RUA CORRETA, O ASSASSINO DE 19 ANOS, MIROU COM TRANQUILIDADE NO CARRO QUASE PARADO E ATIROU NO VENTRE DA ARQUIDUQUESA E NO PESCOÇO DO ARQUIDUQUE, CRIANDO O PRETEXTO PARA A 1ª GUERRA MUNDIAL, NUMA HISTÓRIA BASTANTE SUSPEITA DE INTERESSES TERRITORIAIS E ECONOMICOS DA ÁUSTRIA/ALEMANHA/TURQUIA. 





DEPOIS MEDJUGORJE QUE É OUTRA HISTÓRIA ESTRANHA/INVEROSSÍMIL, POIS OS TAIS 6 VIDENTES DE NOSSA SENHORA TEM CARACTERÍSTICAS DIFERENTES, UNS SÓ A VÊM 1 VEZ POR ANO, OUTROS A VÊM TODOS OS DIAS!!!!!!!!!!!!!!!!, NUM VIÉS IRÔNICO TUDO ISSO PARECE UM UPGRADE DE FÁTIMA, ALEM DISSO, TEM UMA ESTÁTUA DE BRONZE DE CRISTO CRUCIFICADO COM MAIS DE 6m DE ALTURA QUE, NO JOELHO DIREITO, SOLTA GOTAS DE ÁGUA. O VATICANO, COM MUITO BOM SENSO, ATÉ HOJE NÃO OFICIALIZOU O LUGAR COMO SANTUÁRIO.


4] DEPOIS MONTENEGRO-KOTOR (EURO) UMA SIMPÁTICA CIDADE BALNEÁRIA, TAMBÉM MURADA ANDE ANDAMOS PELAS VIELAS E ÚNICA RUA PRINCIPAL COM LOJAS NAS QUAIS TINHA UM PROPRIETÁRIO FALANDO PORTUGUÊS CORRETO. MONTENEGRO TEM ESSE NOME, POIS É FORMADO POR MUITAS MONTANHAS DE PEDRAS ESCURAS, ALGUMAS COM NEVES ETERNAS.


5] DEPOIS SÉRVIA – BELGRADO (1 EURO = 120 DINARES), QUE É A GRANDE CAPITAL DA ANTIGA YUGOSLÁVIA, COM 1.300.000 HAB. E UM BELÍSSIMO URBANISMO NA PARTE NOVA – NEO BEOGRAD – NA PARTE ANTIGA TEM UM MARAVILHOSO PREDIO VERDE AMARELO ART-NOUVEAU. OUTRO LUGAR IMPERDÍVEL É A FORMIDÁVEL FORTALEZA DE BELGRADO, NO PARQUE KALAMEGDAN, QUE É O PARQUE IBIRAPUERA DE BELGRADO, ONDE TUDO ACONTECE PARA AS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS, A FORTALEZA VEM DESDE O SEC. IX E SEMPRE PROTEGENDO A CIDADE NAS BORDAS DO RIO SAVA EM SUA JUNÇÃO COM O DANÚBIO, (É UM BELÍSSIMO CENÁRIO O ENCONTRO DOS RIOS COM UMA ILHA SEPARANDO AS 2 CORRENTES E O SAVA, MAIS VELOZ, FORMANDO REDEMOINHOS NO DANÚBIO E COM BELGRADO APARECENDO À ESQUERDA DO HORIZONTE) O SAVA É O RIO QUE SEMPRE SEPAROU O IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO DO IMPÉRIO OTOMANO, A FORTALEZA JÁ FOI, NO SEU TOPO, O CASTELO REAL DO REI SÉRVIO STEFAN (1404-1427) E DEPOIS DOS HÚNGAROS, DOS TURCOS DESDE SUA CONQUISTA EM 1521, FOI EXPLODIDO EM 1690, DO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO, NUM VAI E VOLTA CONTÍNUO DE PODERES E GUERRAS QUE É A SINA TRÁGICA DESSA REGIÃO. NUMA TREMENDA SORTE, NOSSA GUIA DIJNA TRABALHA NO PALÁCIO REAL E AO SABER DE MEU INTERESSE EM ENCONTRAR OS PRÍNCIPES, PARA ME APRESENTAR,  SE PRONTIFICOU A ME LEVAR PARA ENCONTRÁ-LOS, MAS ELES ESTAVAM NOS ESTADOS UNIDOS, POREM ME DEU O ENDEREÇO E EU LHES MANDEI A CARTA QUE PREPARARA, POIS ELES DESCENDEM DOS IMPERADORES DO BRASIL: O PRÍNCIPE DE D. PEDRO I E SUA MULHER PRINCESA MARIA DA GLORIA É BISNETA DA PRINCESA ISABEL.


Foi apenas em 1991 que o herdeiro do trono sérvio, Sua Alteza Real Alexandre II Karadjordjevic, finalmente pisou o solo de Belgrado, para ele e sua família considerado sagrado. O Príncipe e Chefe da Casa Real da Sérvia é pentaneto de D. Pedro I, uma vez que sua avó paterna, a Rainha Marija (1900-1961), nascida princesa da Romênia, era neta da Infanta D. Antonia de Portugal, filha de D. Maria II de Habsburgo e Braçança, rainha de Portugal e irmã de Dom Pedro II do Brasil. O Príncipe foi batizado por Sua Majestade o Rei George VI e por sua filha, a então herdeira do Trono da Inglaterra, a Princesa Elizabeth, na Abadia de Westminster. Para quem quiser assistir este vídeo histórico, basta acessar a


O CASAMENTO - Em 1972, PETAR então com vinte e sete anos de idade, casou-se no palácio de Villamanrique de la Condesa, próximo de Sevilha, na Espanha, com a Princesa D. Maria da Glória de Orleans-e-Bragança, nascida em Petrópolis-RJ em 1946. Sua Alteza, que tinha empresas nos Estados Unidos e na Espanha, passou algumas temporadas em Petrópolis e no Rio de Janeiro. Deste casamento das Casas Reais e Imperiais da Sérvia e do Brasil nasceu, além do herdeiro, Pedro (1980), e os gêmeos Felipe e Alexandre (1982). De maneira que esses três príncipes da Sérvia são trinetos da Redentora, Sua Majestade Real e Imperial do Brasil, Dona Isabel I e duplamente descendentes de D. Pedro I.


 


BRUTAL DIFERENÇA: SAÍMOS DE BELGRADO DIA 17 PARA FRANKFURT, 2 HORAS DE VIAGEM, A PISTA DO AEROPORTO ESTAVA EM GALA COM 2 ALAS DE SOLDADOS + TAPETE VERMELHO + BANDEIRAS, PERGUNTEI À LUFTHANSA O QUE ERA AQUILO, ELES INFORMARAM EXULTANTES QUE O PRESIDENTE DA SERVIA IRIA EM MEU VOO, POIS BEM, TODO MUNDO ENTROU NÓS ESTÁVAMOS NA EXECUTIVA DO AB-320 VOO 063: QUE SÓ TEM 3 FILEIRAS DE POLTRONAS 1A/D + 1D/F – 2A/D + 2D/F – 3A/D+3F/D. AS 2 FILEIRAS ATRÁS DE MIM ESTAVAM LIVRES, ENTÃO ENTRAM 2 DE TERNO PRETO SENTAM ATRÁS, NA JANELA 3A SENTA O PRESIDENTE ACOMPANHADO APENAS DE UM AUXILIAR (SEGURANÇA??) NO OUTRO LADO DO CORREDOR 3F, POIS FICOU DE OLHO EM TODO MUNDO. O SERVIÇO/DRINKS COMEÇA E O MESMO ALMOÇO É SERVIDO, O MESMÍSSIMO PARA TODOS NÓS!!!!!!! NA HORA DE SAIR EU ME LEVANTO, TIRO AS MALAS DE MÃO+ZEZÉ E O PRESIDENTE FICA ATRÁS DE MIM TRANQUILAMENTE ESPERANDO COMO UM SIMPLES MORTAL PARA SAIR, SEM NENHUMA PRETENSÃO A PRIVILEGIO.


UMA DECEPÇÃO: A PÉSSIMA CLASSE EXECUTIVA DA LUFTHANSA, EXPLICADA PELO CHEFE DE CABINE LUIGGI: A LUFTHANSA NÃO TEM SUBSIDIO DO GOVERNO, PORTANTO TEM QUE GANHAR DINHEIRO PARA SE MANTER ASSIM SENDO, CRIOU NO B747-800, UMA EXECUTIVA COM OS ASSENTOS SE UNINDO PELOS PÉS, O QUE AMPLIA A OCUPAÇÃO DO DECK PARA MAIS ASSENTOS, E DIMINUIU O NUMERO DE TOALETES, COM ISSO ENFIA 80 ASSENTOS!!!!!!!!!!!!!!!!!! NOS 2 DECKS, ALEM DE 8 ASSENTOS DE 1ª CLASSE, UM DESASTRE.
















 
Os textos desse site podem ser reproduzidos, desde que se informe o autor e o endereço do site.
 
Genealogia e Historia = Autor Anibal de Almeida Fernandes