Em Aiuruoca, Minas Gerais


Anibal de Almeida Fernandes, Janeiro, 2017


Fazenda Conquista fundada em 1768, séc. XVIII, na freguesia de Nossa Sra. da Conceição de Ayuruoca, Comarca do Rio das Mortes, do Bispado de Mariana, fundada pelo, Capitão-Mor de Aiuruoca, Antonio de Arantes Marques, 5º avô de Aníbal, (7ºavô de Enrico) e sua mulher Ana da Cunha Carvalho, que descende de Balthasar de Mores de Antas, 12º avô de Anibal, que veio para o Brasil em 1556 e foi Juiz em São Paulo em 1579.



O casal teve 11 filhos:


1) Francisco, 2) Thomaz Joaquim, 3) Antonio Joaquim, 4) Jerônimo,  5) Maria Magdalena, 6) Manoel Rufino (4º avô de Anibal), 7) Theodózio, 8) João,  9) Joaquim, 10) Veríssimo Plácido, 11) Raimundo Penaforte.



Antonio de Arantes Marques quando solteiro teve com Inácia N. de Rosa 1 filho: Manoel de Arantes Marques que ele reconheceu e foi co-herdeiro em seu testamento com descendência em Aiuruoca.


A fazenda Conquista era de criação de gado e cana de açucar.


Capitão Antonio e Ana foram proprietários da Fazenda Conquista na Freguesia de Aiuruoca, então termo da vila de Campanha da Princesa, com casa assobradada, ermida própria sob orago de S. Antonio do Amparo, paiol, várias senzalas, engenho de cana etc. (projetocompartilhar)



A fazenda Conquista esteve arrendada por 12 anos a Custódio José Vieira c.c. Margarida que é irmã de Ana da Cunha Carvalho, conforme o testamento de Antonio de Arantes Marques.


- uma fazenda de cultura denominada, digo, de cultura e criar denominada Conquista  15:200$000


Museu Regional de São João del Rei


Tipo de Documento: Inventário de Antonio de Arantes marques, 5ºavô de Anibal


Ano: 1816


Caixa: 05


fls. 45 -Escritura Compra e Venda


Data: 03-02-18(??)


Local: Vila da Campanha da Princesa, Minas e Comarca do Rio das Mortes


Vendedor: Alferes João de Arantes Marques


Comprador: Tenente Manoel Rufino de Arantes, 4ºavô de Anibal


Produto da Venda: terras de cultura e criar na Fazenda da Conquista na freguesia da Aiuruoca


Há que se destacar que a Ermida dedicada a Sto. Antonio, mandada erigir pelo Capitão Mor Antônio, 5º avô de Anibal, quando ele tinha 70 anos, teve seu Provimento de execução de Ermida solicitado 29 de Janeiro de 1800 e aprovado a 5 de Março de 1801 pelo vigário visitador Gabriel da Costa Rezende*, e tem suas ruínas preservadas até hoje em dia.


Foto ruínas Capela (1801) Fazenda Conquista. (Iracema Arantes)



Atualmente essas ruínas foram tombadas pela Secretaria de Cultura de Aiuruoca, graças à petição do atual proprietário João Batista de Arantes, primo em 5º grau de Anibal.


 


*Transcrição de Documentos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, obtidos por Joaquina Mühlhofer de Arantes a 31/5/1994.


A Fazenda Conquista, conforme o Inventário de 1816, foi comprada do Alferes João de Arantes Marques (8º filho do casal), pelo Tenente Manoel Rufino de Arantes Marques (6º filho do casal), 4º avô de Anibal, e sua mulher, Ana Joaquina de Carvalho, (irmã do 1º Barão de Cajurú), que tiveram 10 filhos:


1) Manoel Rufino Filho (teve 2 casamentos), 2) Francisca, 3) Maria, 4) Caetano, 5) João, 6) Joaquim (3º avô de Anibal):



7) Leonardo, 8) Quintiliano, 9) Bárbara (que foi, a 19/2/1842, a 2ªmulher do Capitão Inácio Ribeiro do Valle que é 5º avô de Anibal, por ser pai de Ana Inácia e Maria Custódia, retro citadas) e 10) Íria.


Esta fazenda Conquista, fundada em 1768, até hoje pertence aos Arantes, pois o atual proprietário é o eng. João Batista Arantes morador no Rio de Janeiro e 5º neto do Capitão-Mor Antonio de Arantes Marques pelo seu 2º filho Thomas Joaquim, que é seu 4º avô e tio 4º avô de Anibal.


Durante algum tempo em 1904 funcionou na casa sede da Fazenda o Colégio Magalhães para meninos e Nossa Senhora Aparecida para meninas.


Foto Gilberto Alves Furriel, Aiuruoca, MG.



Fazendas: Santa Cruz, Capão Redondo e Fazenda São Pedro


São vários os irmãos Arantes do João Batista proprietário da Fazenda Conquista:


José Osvaldo (*9/11/1927), José Jorge (*21/11/1937, fazenda Santa Cruz) João Batista (*20/9/1940, fazenda Conquista), Sebastião Romeu (*7/1/1942, que mora em Brasília, e com quem eu me comuniquei), Luiz Fábio (*17/7/1943, fazenda São Pedro que atualmente é uma pousada) e Antonio Carlos (*6/6/1945, fazenda Capão Redondo).


 
















 
Os textos desse site podem ser reproduzidos, desde que se informe o autor e o endereço do site.
 
Genealogia e Historia = Autor Anibal de Almeida Fernandes