PORTUGAL+ESPANHA DETALHES


Aníbal de Almeida Fernandes, Setembro, 2012.

LISBOA: LUGARES EM LISBOA:

1] VISITAR A A BAIXA, TAXI COBRA 8 EUROS AO LADO DO HOTEL ROMA.

2] IR AO CAFÉ A BRASILEIRA, ONDE ESTA A ESTÁTUA DO FERNANDO PESSOA. ESTE CAFÉ ESTÁ LIGADO AOS CÍRCULOS INTELECTUAIS, ESCRITORES E ARTISTAS DE RENOME.


3] DESCER A RUA ATÉ O ROSSIO OU PRAÇA D. PEDRO V. NESTA RUA TEM O MÁXIMO DUTTI LOJA DE ROUPA FEMIMINA FINA.

4] AO LADO DO ROSSIO NA PRAÇA DA FIGUEIRA FICA A FAMOSA PASTELARIA SUIÇA

5] E UM POUCO MAIS ADIANTE HÁ UMA CASA ONDE SE BEBE UMA GINJINHA.

6] ANDAR PELA RUA AUGUSTA ATÉ O ARCO DE TRIUNFO NA ZONA POMBALINA, RECONSTRUÍDA APÓS O TERREMOTO DE 1755, COM RUAS LARGAS E RETAS E BELA ARQUITETURA.

7] NÃO DEIXE DE IR AO TERREIRO DO PAÇO ONDE FICAVA O PALÁCIO REAL DESTRUIDO NO TERREMOTO DE 1755. DEPOIS DESTA ULTIMA REMODELAÇÃO O TERREIRO ESTA LINDO E A ARCADA TODA OCUPADA. NELA FICA A PASTELARIA MARTINHO DA ARCADA, OUTRORA, FREQUENTADA POR FERNANDO PESSOA E OUTROS INTELECTUAIS. TODA A ZONA DA BAIXA É LINDA, GRAÇAS À RECONSTRUÇÃO DO MARQUES DE POMBAL.

8] AO LADO DO PAÇO TEM A ESTAÇÃO DO ROSSIO, O TEATRO D. MARIA II, ETC. PERTO TAMBÉM, TEM O ELEVADOR DE SANTA JUSTA.

9] IR PARA O SHOPING VASCO DA GAMA, QUE FICA NA FRENTE DA ESPETACULAR ESTAÇAO ORIENTE, PROJETADA POR CALATRAVA.

10] VISITAR O PARQUE DAS NAÇÕES, AI HÁ UM RESTAURANTE PORTUGAL QUE SERVE BEM E ESPECIALISTA EM MARISCO.

11] IR À MOURARIA E A CATEDRAL DE LISBOA DO SEC. XII PARECE UMA CONSTRUÇÃO MILITAR COM POUCAS JANELAS.

IR TAMBEM A SINTRA (PALÁCIO DA VILA COM A SALA DOS BRASÕES E PALÁCIO DA PENA)


Brasão Almeida 1494


E CASCAIS E ESTORIL (CASINO), UM TAXI COM GUIA EXPLICANDO TUDO SAI POR 100 EUROS COM 5 HORAS DE VIAGEM.

ÓBIDOS (COM SUAS MURALHAS É UMA CIDADE MEDIEVAL, MAS SAINT PAUL DE VENCE É MAIS CHARMOSA), SANTAREM (O PENHASCO É ENORME).

FÁTIMA:

A ÁREA DA BASÍLICA É ENORME (há 2 Basílicas), E ASSISTI MISSA!!!????, COMI UM COELHO ASSADO COM MOLHO DE PIMENTA, EXCEPCIONAL NO SINO DE FÁTIMA.

SANTIAGO DE COMPOSTELA:

MUITO SIMPÁTICA COM A BASÍLICA (LOCAL DE PEREGRINAÇÃO) SE DESTACANDO, A GENTE ABRAÇA A ESTATUA DE SÃO TIAGO, APÓS FILA DE QUASE 1h., TEM PEREGRINO DE TODAS AS IDADES (MUITOS SÃO BEM JOVENS) E NAÇÕES (VI ATÉ ASIÁTICO!!!) COM SEU CAJADO E MOCHILA.

BRAGA: É AGRADÁVEL E TEM UM SUCO DE LARANJA ÓTIMO!!!!!!!!!.

FOMOS A BOM JESUS DE BRAGA QUE FICA NUMA COLINA COM LINDOS JARDINS (VIMOS A ÁRVORE CORTIÇA O TRONCO É MOLE) E SUPER VISTA TEM  PEREGRINAÇÃO

GUIMARÃES: CIDADE LINDA COM MURALHAS E RUAS TORTUOSAS, HOSPITALEIRA E SIMPÁTICA COM GENTE MUITO GENTIL FOI ONDE NASCEU PORTUGAL, DESTAQUE PARA:

*CASTELO DE GUIMARÃES DE 1109, ONDE NASCEU AFONSO HENRIQUES, O CONQUISTADOR, REI DE PORTUGAL EM 1139.

*IGREJA DE NOSSA Sra. DA OLIVEIRA (QUE ESTÁ NO BRASÃO DA CIDADE)

*PAÇO DOS BRAGANÇA CONSTRUIDO ENTRE 1420-1422 POR AFONSO, CONDE DE BARCELOS, 1º DUQUE DE BRAGANÇA (QUE ERA FILHO BASTARDO DE D. JOÃO I) ABANDONADO NO SEC. XVI E RECONSTRUIDO POR SALAZAR EM 1937, É BASTANTE REPRESENTATIVO DA ARQUITETURA CRISTÃ (FECHADA E SOTURNA) EM COMPARAÇÃO COM A AMPLIDÃO, LUZ, JARDINS E ESPAÇOS GENEROSOS DOS ARABES.


PORTO:

A CIDADE É MUITO SIMPÁTICA E EM VILA NOVA DE GAIA TEM UM ÓTIMO CORTE INGLES, MUITO BARATO (12 EUROS O CUSTO DO TAXI IDA), A BOLSA COM SEU SALÃO ÁRABE SE DESTACA. SUA ORLA MARÍTMA É BEM DESENVOLVIDA COM CALÇADÃO E MUITA GENTE. A CAVE DO FERREIRA É INTERESSANTE É ENORME E TEM BARRIL DE CARVALHO QUE CONTEM 50.000 litros. FOMOS A UM SHOW MUITO BOM - HERANÇA – COM MUSICA, DANÇA, FADO E UM ÓTIMO JANTAR (60 EUROS)

AVEIRO: SIMPÁTICA COM SEUS CANAIS E BARCOS COLORIDOS, VI CASA ART-NOUVEAU  COM FACHADA DESENHADA, MUITO BONITA, FOI A ÚNICA EM PORTUGAL.

COIMBRA:

A UNIVERSIDADE VALE A VISITA E A BIBLIOTECA BARROCA É ESTUPENDA. CONSEGUI COMER UM ARROZ DE POLVO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

SEVILHA:

LINDAS AVENIDAS LARGAS, JARDINS, ARISTOCRÁTICA E COM UM BELÍSSIMO ALCÁZAR, ENORME E PERFUMADO, VALE A VISITA (4 EUROS).

GRANADA:

TAMBEM IMPRESSIONA, PASSAMOS PELA PONTE VERDE POR ONDE SAIU O ULTIMO REI MOURO EM 1494, A CATEDRAL COBRA A VISITA (2 EUROS) E NAO DÁ FOLHETO, NEM TEM GUIA = NAO VALE A PENA!!!!! É GRANDE E FEIA

OBRIGATÓRIO VISITAR ALHAMBRA E GENERALIFE, FOI O PONTO ALTO DE TODA A VIAGEM E DEIXA A CERTEZA QUE, NA IDADE MÉDIA, A QUALIDADE DE VIDA DO ÁRABE ERA MUITO SUPERIOR À DO CRISTÃO.




 

MURCIA: SIMPÁTICA E COM BELA CATEDRAL

VALENCIA: BELA CIDADE A BEIRA MAR COM ESPETACULAR CONJUNTO DE OBRAS DE CALATRAVA, TEM UM BELO MERCADO CENTRAL.

BARCELONA: VALE A PENA, TEM ROTEIRO ESPECÍFICO NO SITE.

ZARAGOZA: BELÍSSIMA BASÍLICA DO PILAR, ENORME E CLASSUDA COM SUAS TORRES COM JEITÃO DE MESQUITA E TEM A CASA DOS BÓRGIA NA PRAÇA PRINCIPAL.

MADRI: SEMPRE ANIMADÍSSIMA, FIQUEI NA GRAN VIA PERTO DA PRAÇA ESPANHA, QUASE NA ESQUINA DA RUA MONEDERA, QUE LEVA À PORTA DEL SOL, A PRAÇA CORAÇÃO DE MADRI. DESCENDO A MONEDERA SE CHEGA A PORTA DEL SOL, ATRÁS DO RABO DO CAVALO (ESTATUA QUE DOMINA A PRAÇA)

*DO LADO DIREITO DA PRAÇA, (PARTE BAIXA), VAI-SE PARA A PRAÇA DO ORIENTE, QUE FICA EM FRENTE À FACHADA ORIENTAL DO PALACIO REAL, CHEGANDO NELE, PODE-SE VIRAR À DIREITA E VER A FRENTE DO PALÁCIO E O PARQUE OU, VIRANDO A ESQUERDA, PODE-SE CONTORNAR E ENTRAR NO PALACIO (VALE A PENA) E VER TAMBEM A CATEDRAL DE MADRI, NA TRENTE DO PALÁCIO.

*DO LADO ESQUERDO, PARTE BAIXA, SE VAI PARA A PRAÇA CIBELES PASSANDO PELO ANTIGO HOTEL PARIS (ONDE FIQUEI 10 DIAS EM 1993 PARTICIPANDO DE UM CONGRESSO DAS CIDADES SUSTENTAVEIS, ONDE APRESENTEI UM TRABALHO SOBRE A RECUPERAÇÃO DA REPRESA DE GUARAPIRANGA, MUITO BEM ACEITO).

*DO LADO DIREITO, PARTE DE CIMA, SE VAI PARA A PRAÇA MAIOR ONDE SE COME LULAS FRITAS CARÍSSIMAS, - 20 EUROS UMA PORÇÃO MINÚSCULA - MAS SE VE MADRI PASSAR EM FRENTE DE SUA MESA (É COMO A PIAZZA SAN MARCO EM VENEZA)

*PERTO DA PRAÇA MAIOR ESTÁ O MERCADO DE SÃO MIGUEL ONDE NO EL YANTAR DE AYER EU FINALMENTE ENCONTREI AS CEREJAS CRISTALIZADAS (DELICIOSAS) QUE PROCUREI EM TODO PORTUGAL E ESPANHA, E NAO HAVIA ENCONTRADO EM VIENA EM 2010, APESAR DE TÊ-LAS LÁ COMPRADO EM 1974.

 
















 
Os textos desse site podem ser reproduzidos, desde que se informe o autor e o endereço do site.
 
Genealogia e Historia = Autor Anibal de Almeida Fernandes