BUDAPESTE


TEMPERATURA DE 42º GRAUS


 MOEDA = 100 FORIM = R$ 1,00.


 ANIBAL ALMEIDA FERNANDES, JULHO 2010


DESDE 89 aC. NO LUGAR DA BUDAPESTE ATUAL EXISTIA UMA CIDADELA ROMANA AQUINCUM (SE VÊ AS RUINAS ATE HOJE AO LADO DO CASTELO).


BUDA FOI FUNDADA EM 896 POR ARPAD E MAIS 6 CHEFES GUERREIROS DAS TRIBOS MAGIARES QUE VIERAM DAS ESPETES DA MONGOLIA.


A HUNGRIA NÃO É ESLAVA É MAGIAR E COMO TAL É TOTALMENTE DIFERENTE DE SEU ENTORNO ESLAVO, OS HUNGAROS ERAM FORMIDÁVEIS GUERREIROS E CONQUISTADORES E DOMINARAM TODAS AS TERRAS VIZINHAS, ESLOVAQUIA, ESLOVENIA. REPUPLICA THECA, TRANSILVANIA, ROMENIA ATÉ QUE CHEGAM OS TURCOS EM 1541 QUE CONSEGUEM VENCE-LOS, ACABANDO COM A HEGEMONIA HUNGARA NA REGIÃO.


BUDA E PESTE CAIRAM NAS MÃOS DOS TURCOS QUE TRANSFORMAM AS IGREJAS EM MESQUITAS E CONSTROEM OS BANHOS QUE EXISTEM ATE HOJE, COMO O BANHO QUE ESTÁ NO HOTEL GELLÉRT (ONDE FIQUEI EM 1974) E DOMINAM OS HUNGAROS POR MAIS DE 100 ANOS, ESSA DERROTA PARA OS TURCOS DESTROI O IMPÉRIO HUNGARO PARA SEMPRE E VIABILIZA O FUTURO IMPÉRIO DA AUSTRIA-HUNGRIA. A HUNGRIA DESAPARECE COM PAÍS INDEPENDENTE EM 1686, POIS OS AUSTRÍACOS HABSBURGO VENCEM OS TURCOS E ENCAMPAM A HUNGRIA PARA SEU IMPERIO, ACABANDO COM OS SONHOS DE INDEPENDENCIA DOS MAGIARES.


EM 1867 OS HABSBURGO ELEVAM A HUNGRIA A REINO E FORMAM O IMPERIO AUSTRO-HUNGARO.


EM 1873 SE JUNTAM AS CIDADES DE BUDA E PESTE FORMANDO BUDAPESTE


EM 1918 VIRA REPUBLICA


EM 1944 VIRA NAZISTA, A ALEMANHA INVADIU A HUNGRIA EM MARÇO DE 1944. ENTRE MAIO E JULHO DE 1944, PERTO DE 438.000 JUDEUS DA HUNGRIA FORAM DEPORTADOS PARA AUSCHWITZ-BIRKENAU E A MAIORIA DELES FOI LÁ EXECUTADA. SE A CAPACIDADE DOS FORNOS (2.500 POR TURNO) NÃO ERA SUFICIENTE, OS CORPOS ERAM QUEIMADOS EM FOGUEIRAS AO AR LIVRE, NUMA SANHA ASSASSINA.


EM 1945 VIRA RUSSA


BUDAPESTE É UMA CIDADE PECULIAR COM VARIOS APAIXONADOS POR ELA, COMO LIZ TAYLOR QUE FEZ SEU ANIVERSÁRIO NA ÉPOCA COMUNISTA NUM DOS HOTEIS DA CIDADE E ILUMINOU A PONTE SISSI E FRANCISCO JOSE II (LIBERDADE) PARA O EVENTO, CRIANDO UMA ENORME IRRITAÇÃO DOS RUSSOS QUE DEIXAVAM BUDAPESTE ÀS ESCURAS COM A ALEGAÇÃO DE MEDO DE UMA 3ª GUERRA MUNDIAL. ATÉ O CHICO BUARQUE DE HOLANDA ESCREVEU UM LIVRO SOBRE BUDAPESTE.


O HUNGARO É DIFERENTE DE TODOS OS POVOS DA REGIÃO, SÃO ORGULHOSÍSSIMOS DE SUA ANTIGUIDADE E HISTÓRIA DE LUTAS, CONQUISTAS E INDEPENDENCIA. NOSSO MOTORISTA LADISLAO E NOSSA GUIA LINDA ERAM HUNGAROS, ELA UMA ILUSTRAÇÃO PERFEITA DO MAGIAR, BAIXA COM O ROSTO LARGO E COM OS OLHOS PUXADOS DOS MONGÓIS E, QUANDO CONVERSAVAM ENTRE SI, SUA LINGUA NÃO É GUTURAL COMO O ALEMÃO, POLACO OU CHECO/ESLOVACO, MAS É SUAVE, CICIANTE E MUSICAL A LINGUA DO LELELE, NÃO TEM REGRAS NEM GRAMATICA, ENFIM É DIFICIL ENTENDE-LA E É IMPOSSIVEL APRENDE-LA.


TEM O MARZIPAN Szamos QUE É DELICIOSO, EU ACHO MELHOR QUE O AUSTRÍACO.


A CRUZ HUNGARA TEM 2 BRAÇOS PARALELOS, POIS FOI UM DEFERENCIA DO PAPA QUE AUTORIZOU O REI HUNGARO Sto. ESTEVÃO A FUNDAR BASÍLICAS E NOMEAR BISPOS, SÓ A FRANÇA E A ESPANHA TAMBEM TEM ESSA REGALIA ENTRE OS REINOS EUROPEUS.


BUDA ONDE ESTA O ENORME CASTELO REAL, APESAR DE TER SIDO O INÍCIO DA CIDADE FUNDADA POR ARPAD, ERA A CIDADE DOS HABSBURGOS QUE DOMINARAM A HUNGRIA E DESPREZAVAM A NOBREZA HUNGARA QUE VIVIA SEPARADA PELO DANUBIO EM PESTE, POIS NÃO HAVIA PONTES DE LIGAÇÃO E NA 1ª VEZ QUE UM GOVERNANTE HABSBURGO CONVIDOU OS HUNGAROS PARA UMA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO ELES SÓ PUDERAM IR PORQUE O DANUBIO CONGELOU E ELES PUDERAM ATRAVESSAR A PÉ.


DE DIA OU À NOITE, TODA ILUMINADA, A CIDADE É LINDA E MUITO ANIMADA DESTACO OS PONTOS ÓBVIOS:


PALACIO REAL NUMA COLINA DE 180m. EXISTE DESDE O SEC. XIII FOI DESTRUIDO 3 VEZES E RECONSTRUIDO, NA 2ª GUERRA MUNDIAL OS ALEMÃES AI SE INSTALARAM E USARAM O MOBILIARIO E O PISO PARA AQUECIMENTO E CRIAVAM PORCOS NAS SALAS. NESTE PALÁCIO FICAVAM OS HABSBURGO E FOI MORADIA DE SISSI, IMPERATRIZ DA ÁUSTRIA E RAINHA DA HUNGRIA, ERA ADORADA PELOS HUNGAROS, ELA PREFERIA MUITO MAIS A CORTE EM BUDA QUE A CORTE DE VIENA, POIS DETESTAVA A SOGRA E O RIGIDO PROTOCOLO ESPANHOL DA CORTE DE VIENA. ESTE PROTOCOLO DETERMINAVA QUE NOS PRIMEIROS 3 ANOS DE CASAMENTO OS IMPERADORES TINHAM QUE DORMIR JUNTOS, APÓS ESSE PERÍODO SISSI SE LIBERTA ARRANJA AMANTES PARA FRANCISCO JOSÉ E NÃO TEM MAIS RELAÇÕES COM O MARIDO, QUE LHE PASSOU UMA DOENÇA VENEREA QUE A FEZ PERDER OS DENTES, SISSI ERA ANORÉXICA COMIA MUITO POUCO E FAZIA GINASTICA DIARIAMENTE, TINHA 1,72m. E PESAVA 50kg. E ERA VAIDOSÍSSIMA OS VIENENSES A DETESTAVAM, POIS GASTAVA MUITO EM VIAGENS. SOB O PALACIO HÁ UM SISTEMA DE GRUTAS COM 1.200m DE COMPRIMENTO ONDE OS TURCOS FIZERAM BANHOS E ONDE SE ALOJARAM 20.000 ALEMÃES NA 2ª GUERRA.


IGREJA DO REI MATIAS INICIADA NO SEC XIII E FOI MESQUITA SOB OS TURCOS, É RICAMENTE DECORADA. MATIAS ESPERA HÁ SECULOS SER CANONIZADO POR ROMA. TEM CONCERTOS DE ÓRGÃO.


BASILICA SANTO ESTEVÃO DE 1851 TEM A RELÍQUIA MAIS SAGRADA PARA OS HUNGAROS QUE É A MÃO DIREITA DE STO ESTEVÃO, 1º REI HUNGARO QUE TOUXE O CATOLICISMO PARA A HUNGRIA MAGIAR.


OPERA NACIONAL DE 1884 E MENOR QUE A DE VIENA POR EXIGENCIA DOS HABSBURGOS, MAS É MUITO BONITA.


PARLAMENTO DE 1884, ENORME COM 268m. DE COMPRIMENTO E UMA CÚPULA DE 96m. PARA COMEMORAR OS 1000 ANOS DE HUNGRIA É DECORADÍSSIMO COM MUITO DOURADO (40kg DE FOLHAS DE OURO EM PERMANENTE MANUTENÇÃO) SOB A CUPULA TEM A COROA DE STO ESTEVÃO O CETRO E A ESPADA QUE SÃO BEM SIMPLES.


MERCADO CENTRAL DE 1890 É ENORME E MUITO BONITO, PORÉM PARA COMPRAR NÃO TEM NADA, ALEM DE MARZIPAN SZAMOS (QUE É ÓTIMO), FOIE GRAS HUNGARO E O VINHO TOKAY.


BASTIÃO DOS PESCADORES DE 1895 COM 7 TORRES PARA HOMENAGEAR AS 7 TRIBOS MAGIARES QUE FUNDARAM A HUNGRIA.


PALACIO DUNA DE 1895 COMEÇOU COMO CASSINO AGORA TEM BAILES E CONCERTOS


PRAÇA DOS HERÓIS DE 1896 CONSTRUIDA PARA HONRAR OS 1000 ANOS DE HUNGRIA, (OU PRAÇA DO MILENIO) NO FIM DA AVENIDA ANDRASY É MUITO BONITA E À NOITE VIMOS VÁRIOS JOVENS PRATICANDO SKATE, É O CENTRO DO ORGULHO HUNGARO RODEADO POR 2 MUSEUS QUE CONTEM A ARTE E A HISTORIA HUNGARA. A SEGUIR DA PRAÇA TEM UM PARQUE ENORME COM PALÁCIOS.


ESTÁTUA DE SÃO GELLÉRT VALE A PENA IR À NOITE, POIS A VISTA E LINDA.


GERBEAUD É A CONFEITARIA ONDE SISSI, A IMPERATRIZ, IA TOMAR CAFÉ COM LICOR DE DAMASCO, TOMEI UM SORVETE DE BAUNILHA OTIMO.


EXCURSÃO DE BARCO À NOITE VALE A PENA, POIS SE CONTORNA A ILHA MARGARIDA (TEM A RUINA DO CONVENTO DE MARGARIDA, A FILHA DO REI BELA) E SE PASSA SOB TODAS AS PONTES E A CIDADE MUITO ILUMINADA REFLETE-SE NAS ÁGUAS DO DANÚBIO.


HOTEL/TERMAS DO Gellért: EU FIQUEI NESSE HOTEL, NA 1º VEZ QUE FUI A BUDAPESTE (1974), QUE TEM UMA DAS FAMOSAS TERMAS DA CIDADE, COSTUME QUE É HERANÇA DOS TURCOS QUE DOMINARAM A HUNGRIA POR 150 ANOS A PARTIR DO SEC. XVI.


VARIEDADES:


MARZIPAN SZAMOS EXCELENTE E BARATÍSSIMO, VALE A PENA COMPRAR, POIS É O MELHOR DE TODOS, INCLUSIVE QUE O DE VIENA.


FOIE GRAS E CONSIDERADO IGUAL AO FRANCES PELO SABOR E QUALIDADE.


 


 
















 
Os textos desse site podem ser reproduzidos, desde que se informe o autor e o endereço do site.
 
Genealogia e Historia = Autor Anibal de Almeida Fernandes