Provas documentais que: Luiza Maria de Jesus, ou Luiza de Avellar e Almeida, ou Luiza de Avellar, ou Luiza de Avellar Figueira são a mesma pessoa e Luisa é 3ª avó de Anibal e que o 1º casamento de Luisa foi com Antonio José da Silva, fazendeiro e membro da Câmara Municipal de Valença, 1826, 3ºavô de Anibal.


 Aníbal de Almeida Fernandes, atualizado, Julho, 2013.


Foi uma dificuldade durante 10 anos provar com documentos, que Luiza 3ª avó de Anibal era filha de, Manoel de Avellar e Almeida, 4ºavô de Anibal, como era o que a tradição oral de minha família afirmava, e era sobejamente conhecido pelo meu primo Marcos Vieira da Cunha (+1985) que fora proprietário das fazendas, Guaritá, Campos Elíseos e Santo Antonio, em Vassouras, todas de sua família, e que restaurara os túmulos da família no Cemitério de Rio das Flores. Francisco Klors Werneck (+1986), genealogista pesquisador de famílias fluminenses, e Cidadão Vassourense, e nosso primo, que se pôs a pesquisar conosco e, finalmente, conseguiu o xerox autenticado pelo tabelião de Vassouras, José Maria da Costa a 2/3/1977, do Inventário de, Manoel de Avellar e Almeida, 4ºavô de Aníbal, feito a 7/6/1848, tendo por inventariante José de Avellar e Almeida, Barão do Ribeirão, tio 3ºavô de Anibal. Assim sendo, esse inventário prova que, Luisa, minha 3ª avó era filha de Manoel, meu 4º avô, porém no Inventário ela aparece casada com seu 2º marido, Anastácio José Gonçalves Figueira, e nada é informado sobre os filhos Maria Salomé (tia-2ªavó de Aníbal) e João Antonio (2ºavô de Aníbal). É com esse sobrenome de Luiza de Avellar Figueira que ela é registrada no trabalho, de Abril de 1928, do primo Belisário Vieira Ramos, publicado no Anuário Genealógico Brasileiro, Ano IV, na pg. 277. Porém nesse trabalho é informada a filiação do Belisário, que aparece na pg. 257 do mesmo Anuário, e aí fica provado que o pai de Maria Salomé, casada com o 1º Barão do Rio das Flores, é Antonio José da Silva. Porém, alem desse trabalho de 1928, do primo Belisário, eu queria uma outra prova documental de que minha 3ª avó Luisa fora casada com Antonio José da Silva, 3º avô de Aníbal, para evitar qualquer possível questionamento futuro.


Antonio José da Silva, 3ºavô de Anibal, é fazendeiro e membro da Câmara Municipal de Valença pela Freguesia de N. Sra. da Glória, logo após a Criação da Vila de Valença a 10/11/1826 conforme registrado em, História de Valença, Luís Damasceno Ferreira, 1925, pg. 79, falecido cerca de 1836.


Finalmente, por conta do Livro nº 5 de Batismo da Catedral de Valença descoberto e pesquisado pelo competente e valoroso professor da Faculdade de Valença, Admário Rocha de Azevedo, tudo se esclareceu graças ao registro de batismo de Luisa, (neta dessa Luisa, 3ªavó de Aníbal) nasc. a 4/2/1849 e bat. a 24/6/1849, que é a 1ª filha do Barão do Rio das Flores e Maria Salomé, nesse Livro nº 5, está registrado que os avós maternos dessa Luisa, são Antonio José da Silva e Luisa de Avellar Figueira (aparece com o nome do 2º marido Anastácio Figueira), alem dessa Luisa o professor Admário encontrou os assentos de batismo de mais 3 filhos dos 1ºs Barões do Rio das Flores, tios bisavós de Anibal, são eles: Mizael (futuro 2º Barão Rio das Flores), Manoel (ver abaixo) e Antonio, todos os 3 assentos de batismo registrando como avós maternos: Antonio José da Silva e Luisa de Avellar Figueira. Finalmente ficou definitivamente provado que, minha 3ª avó Luisa é filha do meu 4º avô Manoel de Avellar e Almeida e Luisa foi casada em 1ªs núpcias com meu 3º avô Antonio José da Silva.


Atualmente, graças aos recursos da Internet, se consegue a cópia do assento de batismo encontrado por Admário do filho Manoel, retro citado:


José Vieira Machado da Cunha, solteiro com 19 anos em 1832.


N. Sra, da Gloria, Valença, RJ (1854-1857) fls. 57, 69 Major Jose Vieira Machado da Cunha, fazenda S. Jose de Nasareth, na sesmaria de Nasareth, e confronta com: João Venâncio de Carvalho, Antonio Jose Correia e Jose Alves da Cruz, e com os irmãos dele declarante, e com João Vieira Machado da Cunha. S. Jose de Nasareth 29 jan 1856. E foi pertencente a seu falecido pai Capitão Manoel Vieira Machado. José Vieira Machado da Cunha Casou com Maria Salomé da Silva. Entre seus filhos:


Manoel, nasceu em 03-12-1852 e foi batizado aos 16-05-1853.


Valença-RJ - Igreja Nossa Senhora da Gloria em 16-05-1853 Manoel, f.l. Jose Vieira Machado da Cunha e D. Maria Salome da Silva Vieira, NP Cap. Manoel Vieira Machado e D. Escolastica Agueda de Souza, NM [dobra] Jose da Silva e D. Luiza de Avelar Fe[dobra]gueira, (3ºs avós de Anibal). Nasceu a 03-12-1852 PP Major Antonio Vieira Machado da Cunha e D. Maria Leopoldina Vieira [dobra]


http://www.projetocompartilhar.org/Familia/cap09TheodosiaBernardadaCunha.htm


 


 

Os textos desse site podem ser reproduzidos, desde que se informe o autor e o endereço do site.
 
Genealogia e Historia = Autor Anibal de Almeida Fernandes