FAMÍLIA VIEIRA MACHADO da CUNHA


e os titulares: 1º Barão do Rio das Flores (tio 2ºavô de Anibal), 2º Barão do Rio das Flores, Barão d’Aliança, 2º Barão de Guandu, Baronesa de Aymorés


Autor: Anibal de Almeida Fernandes, Maio, 2013, atualizado Junho, 2015.


 1ª Parte: Família Vieira Machado


José Vieira Machado, o Patriarca da Família Vieira Machado, nasceu em 18/5/1708 na freguesia de Santa Bárbara das Nove Ribeiras, Ilha Terceira Bispado de Angra, segundo pesquisa e colaboração de Renata Gagliardi Dias.


Era filho de Pedro de Freitas Machado, batizado a 1/7/1657 na vila de Santa Barbara no lugar de Fonte Bastardo, termo da vila da Praia da Ilha Terceira, e de Catharina Vieira, batizada a 2/4/1666 na vila de Santa Barbara no lugar das Nove Ribeiras. Neto paterno de João de Freitas e Catarina Machada, neto materno de Antonio Vieira e Beatriz Goncalves (informações constantes no “De Genere” de João Machado de Freitas”, colaboração de Renata Gagliardi Dias).


José Vieira Machado em 26/11/1746 na capela de Sao Bras do Suassui, filial da matriz de Congonhas do Campo casou com Ana Maria de Jesus, batizada aos 16/4/1731 na freguesia de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto, exposta em casa de João da Silva Leão.


“a 26 de novembro de 1746, pelas 10:00 da manha na capela de Sao Bras do Suassui, filial da matriz de Congonhas do Campo. Ele, Jose Vieira Machado filho legitimo de Pedro de Freitas e de Catarina Vieira, ja defuntos, natural e batizado na freguesia de Santa Barbara das Septe [sic] Ribeiras da cidade de Angra. Ela, Ana Maria de Jesus, filha de pais incognitos, enjeitada [exposta] a casa de Joao da Silva Leao, natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto.” [Genere do Padre João, fl. 27]


José e Ana Maria deixaram grande descendência que se estabeleceu no Sul de Minas e Região Fluminense.


Ana Maria faleceu em Ibituruna em 18/1/1794 e José, centenário segundo declaração de seus filhos, faleceu com testamento aos 11/2/1807 em Santo Antonio do Amparo onde foi sepultado.


Museu Regional de São João del Rei, Tipo de Documento: Inventário, Ano: 1795, Caixa: 108, Inventariada: Ana Maria de Jesus, Inventariante: José Vieira Machado, Local: São Gonçalo do Ibituruna


Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira.  ProjetoCompartilhar.


José Vieira Machado e Ana Maria de Jesus, segundo seus inventários tiveram 18 filhos, dos quais nomeamos os 16 filhos abaixo destacando Manoel, Serafim e Bernardo:


#Matheus, #Antonio, #José, #Manoel, # Serafim, #Pedro, #Bernardo, #Ana, #Maria #Violante, #Teodora, #Teresa Maria, #Joaquina, #Francisco, #Lucinda e #João (Padre).


# Manoel Vieira Machado, aos 17/6/1801 casou com Escolástica Agueda de Souza, filha do Tenente Lourenço de Souza Barbosa e Theodozia Bernarda da Cunha. Em 1824 Capitão Manoel morava na Freguesia de Nossa Senhora da Gloria de Valença-MG. Esse casal segue abaixo como a Família Vieira Machado da Cunha dos 3 Barões: 1º e 2º Rio das Flores e Aliança e Baronesa Aymorés.


# Serafim: Serafim dos Anjos Vieira Machado, bat. aos 1/5/1763. Solteiro com 30 anos em 1795, Capitão de Ordenanças em 1825. Aos 17/6/1801 casou com Lina Maria da Paixão, filha do Tenente Lourenço de Souza Barbosa e Teodosia Bernarda da Cunha. Ambos falecidos sem geração. Família supracitada Cap. 9º. Joaquina, Teodora, Francisco, Teresa,


# Bernardo Vieira Machado, bat. em 9/5/1772. Capitão em 1824, morador na Freguesia de Nossa Senhora da Gloria de Valença-MG. Bernardo, aos 25/11/1801 na Capela S. Bernardo do Macaya, Aplicação de S. Gonçalo da Ibituruna, casou com Escolástica Maria de Jesus, filha do Capitão Frutuoso Dias de Oliveira e Thereza Maria de Jesus, família “Frutuoso Dias de Oliveira”.


2ª Parte: Vieira Machado da Cunha (Marcos) e Arantes (Aníbal)


Tudo começa com BERNARDA DUTRA DA SILVEIRA que nasceu e foi batizada na Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo. Casou com Antonio da Cunha de Carvalho e se estabeleceram na fazenda dos Pilões em Serranos, Freguesia de Aiuruoca. O casal Bernarda e Antonio são 6ºs avós de Anibal.


Antonio era irmão do Tenente Coronel Francisco da Cunha de Carvalho (ASBRAP 9º pesquisa de Aguinaldo Ribeiro da Cunha Filho) e de Domingos Carvalho da Cunha, todos os três filhos de Antonio da Cunha e Teodósia Álvares


Bernarda ditou seu testamento aos 17/4/1792, aberto em 13/2/1795. Coronel Antonio faleceu em sua fazenda dos Pilões aos 13/8/1803 (inventário disponibilizado por Aguinaldo Ribeiro da Cunha Filho). Bernarda declarou ter tido 16 filhos, dos quais eram vivos os treze seguintes:


1º Bento da Cunha de Carvalho, Anna da Cunha de Carvalho (5ªavó de Aníbal), 3º Antonio da Cunha de Carvalho, 4º Francisco da Cunha de Carvalho, 5º Cristovão da Cunha de Carvalho, 6º José da Cunha de Carvalho, 7º Manoel da Cunha de Carvalho, 8º Teresa da Cunha De Carvalho, Theodosia Bernarda da Cunha, 10º Izabel da Cunha de Carvalho, 11º João da Cunha de Carvalho, 12º Margarida da Cunha de Carvalho e 13º Maria da Cunha de Carvalho


Theodosia casou com o Tenente Lourenço de Souza Barbosa, natural da freguesia de S. Thiago de Mesquinhata, Bispado do Porto, filho natural de Gualter de Souza da Fonseca e de Maria Josefa. Lourenço faleceu com testamento aos 6/4/1817 e Theodosia a 1/9/1831.


Foram pais de 11 filhos: 1]Bernarda, 2]Lina Maria, 3]Escolástica, (c.c. Manoel, Família Vieira Machado da Cunha, que segue abaixo a descendência) 4]Cândida Laudegária, 5]Lourenço (pai de João Bernardes de Souza, 2º Barão de Guandu) , 6]Ana Maria, 7]João, 8]Antonio, 9]Joaquim, 10]Claudina, e 11]Gualter


1]-Bernarda, já falecida no testamento paterno.


2]-Lina Maria da Paixão casou, aos 17/6/1801, com o Capitão Serafim dos Anjos Vieira Machado, natural de Tiradentes, filho legítimo de José Vieira Machado e Ana Maria de Jesus (família “José Vieira Machado”).


Casamentos - SJDRei, aos 17-06-1801 matriz, Serafim dos Anjos Vieira Machado, f.l. Joze Vieira Machado e Anna Maria de Jesus, n. da freg. de S. Jose; = cc. D. Lina Maria da Paixão, f.l. do Ten. Lourenço de Souza Barbosa e D. Theodozia Bernarda da Cunha, n. desta freguesia.


Serafim faleceu aos 26/7/1832 e Lina Maria aos 25/7/1851. Sem geração.


3]-Escolástica Agueda de Souza casou, (no mesmo dia que sua irmã supra, Lina Maria)com o Capitão Manoel Vieira Machado, (irmão de Serafim c.c. Lina Maria irmã de Escolástica, item 2).


4]-Cândida Laudegária


5]- Lourenço Bernardes de Souza, pai de João Bernardes de Souza, 2º Barão de Guandu, a 25/9/1889, Decreto Registrado no Livro XII, Pag. 58, Seção Histórica do Arquivo Nacional. O 2º Barão de Guandu é primo irmão do 1º Barão Rio das Flores.



 


Escolástica e Manoel Vieira Machado tiveram 16 filhos que são a Família Vieira Machado da Cunha


Casamentos - SJDRei, aos 17-06-1801 matriz, Manoel Vieira Machado, f.l. Joze Vieira Machado e Anna Maria de Jesus, n. da freg. das Congonhas do Campo; = cc. D. Escolástica Agueda de Souza, f.l. do Ten. Lourenço de Souza Barbosa e D. Theodozia Bernarda da Cunha, n. desta freguesia.


Escolástica já era falecida no inventário materno (1832) e foi representada por seus 16 filhos que são Vieira Machado da Cunha:


3-1] Antonio Vieira Machado da Cunha, batizado em Bom Sucesso-MG aos 21/11/1802. Em Barra Mansa-RJ aos 2/2/1828 casou com Maria Leopoldina Vieira Ferraz, natural de Resende-RJ, filha do Capitão José Pedro Vieira Ferraz e D Genoveva Francisca Pereira


B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 21-11-1802 Antonio, f.l. Manoel Vieira Machado e Escolastica Agueda, padr.: Vigr.º Antonio de Alm.ª Caetano Villas Boas e Lina Maria da Paixão.


Igreja S. Sebastião, Barra Mansa, RJ, lv. 1 fl 11, 02/02/1828, Antonio Vieira Machado da Cunha fl Capitão Manoel Vieira Machado e D. Escolástica Agueda de Souza nat S. João d ElRey com D. Maria Leopoldina Vieira Ferraz fl Capitão José Pedro Vieira Ferraz e D Genoveva Francisca Pereira nat de Rezende. Test: Tenente Coronel Jose da Silva Lisboa e Capitão João Pereira da Cruz. (pesquisa de Terezinha de Jesus Nunes Furtado)


3-2] Theodósia Cândida Vieira, casada com Joaquim José de Araújo Maia, já falecido em 1856. Pais de, pelo menos:


3-2-1 João de Araújo Maia


3-2-2 Bárbara, batizada em


3-2-3 Maria Leopoldina de Araújo Maia, batizada em 13/7/1828.


3-2-4 Honório de Araújo Maia


3-2-5 Theodósia de Araújo Maia.


Registro de Terras: N.Sra, da Gloria, Valença, RJ (1854-1857) fls. 94, 147- Fazenda dos Campos Eliseos de cel. Peregrino Jose d'America Pinheiro; e limita com: Francisco de Paula Araújo, Antonio Jose da Silva, Ignacio Vieira Machado, barão do Rio Preto, Francisco Antonio Ferreira, Francisco Pereira Barcellos, Christovão Jose Fran.co e herdeiros de J.e Gomes d'Assumpção, com Bernardo de Almeida Magalhaens, e D. Maria Angélica.


Fazem parte da sesmaria concedida a Jose Joaquim Franco e que este vendeu ao Cap. Joaquim Jose de Araújo Maia, e que o declarante comprou a mulher do finado Araújo Maia D. Theodosia Cândida Vieira Maia e a seus filhos: João de Araújo Maia e a D. Maria Leopoldina de Araújo Maia. Bem como arrematou em praça as partes de terras do finado Araújo Maia que coube a seus filhos menores Honório de Araújo Maia e a D.Theodosia de Araújo Maia. 26 fev 1856.


3-3] Ana, solteira, 27 anos, 3-4] Máxima, casada com João Baptista Vieira


3-5] Maria, casada com José Infante, 3-6] Custódia, solteira, 23 anos


3-7] João Vieira Machado da Cunha, solteiro, com 21 anos em 1832. Casou com Maria Izabel de Jesus Vieira, filha de João Pinheiro de Souza e Izabel Maria da Visitação.


N.Sra, da Gloria, Valença, RJ (1854-1857) fls. 72, 100- cap. João Vieira Machado da Cunha, fazenda Saudade, no distrito de Sta. Teresa, confronta com: Ignacio Pinheiro de Souza Werneck, Francisco Gonçalves da Costa, João Venâncio de Carvalho, com terras de meus irmãos Mizael Vieira Machado da Cunha, Esequiel Vieira Machado da Cunha, Manoel Vieira Machado da Cunha, e Honório Vieira Machado da Cunha, Jose Vieira Machado da Cunha. Faz parte da sesmaria concedida a seu finado pai o Capitão Manoel Vieira Machado, 1 fev 1856.


João e Maria Isabel tiveram 9 filhos que são a Família Werneck Vieira Machado da Cunha do Barão d’Aliança.


4.1) João, 4.2) Cecília c.c. João Luis Almeida Ramos,


4.3) Manoel Vieira Machado da Cunha (Barão d’Aliança a 29/8/1882, c.c. Maria Isabel Pinheiro Werneck, *1817 +1902),


4 4) Perciliana, 4.5) Luis, 4.6) Isabel (Biloca),


4.7) José Peregrino Vieira Machado da Cunha, nasceu 8/7/1855 em Valença-RJ em e foi batizado na fazenda da Saudade em 12/10/1855.


(LDS: Valença-RJ bat. 1848-1873) Igreja Nossa Senhora da Gloria: Treze de Outubro de 1871 por provisão da Vigararia da Vara datada de 10-10-1871 justificou Jose Peregrino Vieira Machado da Cunha por seu procurador D.r João V.ra Machado da Cunha, que o mesmo Jose Peregrino é filho legitimo de João V.ra Machado da Cunha e s/m D. Maria Izabel de Jesus V.ra, neto paterno de Manoel Vr.a Machado e s/m D. Escolastica Agueda de Sza, e materno de João Pinheiro de Souza e s/m D. Izabel Maria da Visitação, nascido a oito de julho de mil oitocentos e cincoenta e cinco e batizado solenemente na fazenda da Saudade desta freguesia pelo finado vigario Joaquim Claudio Vianna das Chagas aos doze de outubro do mesmo ano, sendo padrinhos seus tios Jose Pinheiro de Sza Werneck e s/m D. Teresa Maria de Jesus Werneck. (pesq. Diego Duque Guimarães)


4.8) Francisco, 4 9) Zacharias, todos nascidos na fazenda Saudade.


3-8] José Vieira Machado da Cunha, solteiro com 19 anos em 1832, 1º Barão do Rio das Flores a 3/4/1867, nasceu em Porto das Flores a 20/10/1814, e faleceu em Valença, RJ, a 1/11/1879.


N.Sra, da Gloria, Valença, RJ (1854-1857) fls. 57, 69 Major Jose Vieira Machado da Cunha, fazenda S. Jose de Nasareth, na sesmaria de Nasareth, e confronta com: João Venâncio de Carvalho, Antonio Jose Correia e Jose Alves da Cruz, e com os irmãos dele declarante, e com João Vieira Machado da Cunha. S. Jose de Nasareth 29 jan 1856. E foi pertencente a seu falecido pai Capitão Manoel Vieira Machado.




O 1º Barão do Rio das Flores casou com Maria Salomé Avellar e Almeida da Silva, tia bisavó de Anibal (n. 1831, f. 19/7/1864).


Maria Salomé é irmã de João Antonio (bisavô de Aníbal), ambos filhos de Luisa Maria de Jesus, em seu 1º c.c. Antonio José da Silva, (3ºs avós de Anibal). Antonio José era fazendeiro e membro da Câmara Municipal de Valença pela Freguesia de N. Sra. da Glória, logo após a Criação da Vila de Valença a 10/11/1826 (História de Valença, Luís Damasceno Ferreira, 1925, pg. 79), falecido cerca de 1836.


O 1º Barão do Rio das Flores e Maria Salomé, estão enterrados no cemitério de Rio das Flores, em túmulo restaurado por Marcos Vieira da Cunha, também sobrinho-bisneto dos 1ºs Barões do Rio das Flores, que é o restaurador das fazendas, Guaritá, Campos Elíseos, Santo Antonio, todas de sua família e que, hoje em dia, estão nas mãos de terceiros.


José Vieira Machado da Cunha e Maria Salomé tiveram 12 filhos:


1]Luisa, 2]Lindolfo, 3]Mizael, 4]Manoel, 5]João, 6]Antonio, 7]Honório, 8]José, 9]Maria, 10]Carolina, 11]Escolástica e 12]Ana, que seguem abaixo:


4.1) Luisa, (n. 4/2/1849, b. 24/6/1849, tem o nome em homenagem à avó materna Luisa Maria),


4.2) Lindolfo (n. 14/4/1850, f. 10/4/1874),


4.3) Mizael (n. 23/3/1851, f. 3/7/1913), 2ºBarão do Rio das Flores, ele é primo irmão de Bernardina avó de Anibal, (1886),



c.c. Aurora Esteves Ottoni, (n. 1858, f. 1922, filha de Manuel Esteves Ottoni, c.c. Ana Amália de Araújo Maia, np de Honório Esteves Ottoni c.c. Mariana Pereira Guedes, bisneta paterna de José Eloy Ottoni, [n. 1/12/1764, f. 2/10/1851] c.c Maria do Nascimento Esteves), estão enterrados em Rio das Flores, pais de vários filhos, entre eles:


5.1) Manoel c.c. Maria do Rosário Azevedo (Rosarinho), pais de:


6.1) Luís Carlos Azevedo Vieira, f. 1994, c.c. Nancy Meireles Junqueira pais de:


7.1) Paulina, c.c Guilherme Penteado Morais, pais de:


8.1) Artur, 8.2) Joaquim.


7.2) Luciana, c.c. Marcos Pereira de Almeida, pais de


8.1) Tomás.


6.2) Sara (Sarita) c.c. Luiz Galvão de França, pais de:


7.1) Caio, s.


7.2) Carla, c.c. Ricardo Brito, pais de:


8.1) André, 8.2) Thiago, 8.3) Bruno.


5.2) Mizael Ottoni Vieira c.c. Ana Cerqueira Lima, bisneta do Visconde de Barbacena, trineta do Marquês de Barbacena.


5.3) Virginia, n. 1/4/1905, c.c. Antonio Wanderley de Araújo, neto do Barão de Cotegipe.


4.4) Manoel (n. 3/12/1852, bat. 16/5/1853, f. 29/1/1894) c.c. Emiliana Garcia (n. 9/9/1853, f. 29/8/1905), pais de Maria Salomé Garcia c.c. Belisário Vieira Ramos (autor do livro A Família Werneck, AGB Ano IV, pg. 278).


Manoel, nasceu em 03-12-1852 e foi batizado aos 16-05-1853.


-RJ - Igreja Nossa Senhora da Gloria em 16-05-1853 Manoel, f.l. Jose Vieira Machado da Cunha e D. Maria Salome da Silva Vieira, NP Cap. Manoel Vieira Machado e D. Escolastica Agueda de Souza, NM [dobra] Jose da Silva e D. Luiza de Avelar (3ºs avós de Aníbal) Fe[dobra]gueira, Nasceu a 03-12-1852 PP Major Antonio Vieira Machado da Cunha e D. Maria Leopoldina Vieira [dobra]


4.5) João,


4.6) Antonio Vieira da Cunha e Silva c.c. Carolina Castilho (Ribeiro de Avelar), pais de:


5.1) Maria Salomé c.c. Francisco Castilho de Mattos (irmão do marido de Carolina, 5.3) pais de 4 filhos:


6.1) Aidil, 6.2) Marli,


6.3) Lea c.c. João Batista Pedro Lodi, pais de 4 filhos:


7.1) José Carlos c.c. Ana Lucia, pais de:


8.1 Adriana, 8.2 Rodrigo.


7.2) Vitor Luiz c.c Lucia Bastos, pais de:


8.1 Leonardo, 8.2 Leandro.


7.3) Eliane c.c Antonio Cesar Rodrigues, pais de:


8.1 Livia.


7.4 Aidil, no 1º casamento, teve 3 filhos:


8.1) Alexandre c.c. Juliana Cerdá Mendes pais:


9.1 Leticia Lodi de Oliveira.


8.2) Marcelo e 8.3) Fernando.


7.4 Aidil, no 2º c.c. Cid Pacheco (fonte primária, 2008, dados sobre casal Maria Salomé de Avellar Vieira c.c. Francisco Castilho de Mattos), sem geração.


6.4) Ieda c.c. Osmar Ribeiro de Almeida, pais de 3 filhos:


7.1) Lucymaria c.c. Tamar David Costa, pais de:


8.1 Flavia c.c. Elcio França Jr.


7.2) Cláudio c.c. Anna Elisabth Branquinho, pais de:


8.1 Thais, 8.2 Beatriz.


7.3) Marli c.c Sergio Araújo, pais de:


8.1 Renata, 8.2 Simone.


5.2) Antonio de Avellar Vieira (solteiro)


5.3) Carolina de Avellar Vieira c.c. Antonio Castilho de Mattos (irmão do marido de Maria Salomé, 5.1), pais de 8 filhos:


6.1) Clesio Vieira de Mattos c.c. Carlinda, pais de 1 filho.


6.2) Gleuza Vieira de Mattos (solteira)


6.3) Cleyde Vieira de Mattos c.c. Gerson Oliveira Gomes pais de 4 filhos.


6.4) Eliette Vieira de Mattos c.c. Luís Redegolo pais de 3 filhos 6.5) Leny vieira de Mattos c.c. Rinaldo Castelo Branco pais de 1 filha


6.6) Maria Regina Vieira de Mattos c.c. Ary Castro pais de 2 filhos


6.7) Antonio Roberto Vieira de Mattos c.c. Regina pais de 2 filhos


6.8) Carlos Alberto Vieira de Mattos c.c. Thereza pais de 2 filhos


5.4) José de Avellar Vieira (faleceu ainda jovem com gripe espanhola)


5.5) Alice de Avellar Vieira c.c. José Nelson de Lemos pais de 6 filhos:


6.1) Leda Vieira de Lemos 1º c.c. Avelino Santos pais de:


7.1) Cristina Lemos Santos c.c. Sergio Navarro pais de:


8.1) Igor e 8.2) Leonardo


6.2) Hélio Vieira de Lemos c.c. Leonídia Figueiredo, (irmã da esposa de Hugo) pais de 4 filhos:


7.1) Hélio Figueiredo de Lemos


7.2) Roberto Figueiredo de Lemos c.c. Solange pais de:


8.1) André Luiz e 8.2) Daniele


7.3) Cláudio Figueiredo de Lemos c.c. Lúcia pais de: 8.1) Anne


7.4) Marcelo Figueiredo de Lemos casado e pai de: 8.1) Pedro


6.3) Lygia Vieira de Lemos c.c. Manoel Gonçalves pais de 3 filhos:


7.1) Mayza de Lemos Gonçalves c.c. César Braga pais de 3 filhos:


8.1) Daniel, 8.2) Cassius e 8.3) Eduardo


7.2) Ronaldo de Lemos Gonçalves c.c. Luzia pais de 2 filhos:


8,1) Gustavo Gonçalves e 8.2) Ligia Gonçalves


7.3) Luzia de Lemos Gonçalves


6.4) Hugo Vieira de Lemos c.c. Marina Figueiredo (irmã da esposa de Hélio) pais de 5 filhos:


7.1) Ricardo Figueiredo de Lemos contraiu 3 casamentos pai de 6 filhos


7.2) Regina Figueiredo de Lemos c.c Francisco pais de:


8.1) Bárbara e 8.2) Tamara


7.3) Kátia Alice Figueiredo de Lemos c.c Alfredo pais de 2 filhas:


8.1) Sthefanie e 8.2) Thaíssa


7.4) Denise Figueiredo de Lemos c.c. André pais de 2 filhos:


8.1) Rodrigo e 8.2) Rafael


7.5) Alexandre Figueiredo de Lemos c.c Uilza s/ger


6.5) Laís Vieira de Lemos 1º c.c. Paulo Ferreira pais de 2 filhas:


7.1) Márcia Helena de Lemos Ferreira (fonte primária, 2010, dados sobre casal Carolina de Avellar Vieira c.c. Antonio Castilho de Mattos) 1º c.c. Fernando Luiz de Azevedo Rabelo pais de: 8.1) Fernanda


7.1) Márcia Helena de Lemos Ferreira 2º c.c. Jairo Cardoso Machado pais de:


8.2) Marcius


7.2) Sandra Helena de Lemos Ferreira 1º c.c. Mauricio Pousa Coutinho pais de: 8.1) Caio


7.2) Sandra Helena de Lemos Ferreira 2º c.c. Jorge s/ger


6.6) Hilton Vieira de Lemos c.c Íris Teixeira pais de 2 filhos:


7.1) José Nelson Teixeira de Lemos c.c. Suzanna pais de:


8.1) Mikael e 8.2) David


7.2) Marcos Teixeira de Lemos c.c Mônica pais de:


8.1) Monique e 8.2) Leonardo


4.7) Honório, 4.8) José, 4.9) Maria, 4.10) Carolina casada com Dr. Virgilio Fabiano Alves, herdaram a fazenda Nazareth e depois foram para Minas Gerais. 4.11) Escolástica, 4.12) Ana.


3-9] Joaquim, batizado em 4/7/1816. Com 17 anos em 1832.


3-10] Manoel Vieira Machado da Cunha, 15 anos


3-11] Lina Laudegária Vieira de Souza, c.c. José Vieira Machado de Freitas, filho de Bernardo Vieira Machado, (irmão de Manoel Vieira Machado). Após a morte de José, em 1871, durante um passeio a Rio das Flores, Lina assumiu a administração da fazenda da Povoação, (localizada no local da antiga freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Minas de Santana do Castello, destruída em 1785 pelos índios Purís). A bela sede da fazenda Povoação foi destruída por fogo, colocado por uma ex-escrava de Lina em 1892. Lina e José são pais de Theodósia, Baronesa de Aymorés:


4.1 Theodósia Vieira Machado da Cunha, Baronesa de Aymorés, a 24/8/1889, é trineta de Antonio da Cunha Carvalho 6º avô de Anibal. É Baronesa pelo marido, Antonio Rodrigues da Cunha, Barão de Aimorés. Decreto Registrado no Livro XII, Pag. 145, Seção Histórica do Arquivo Nacional.


3-12] Lourenço, 11 anos, 3-13] Honório Vieira Machado da Cunha, 10 anos


3-14 Ezequiel Vieira Machado da Cunha, batizado em 23/9/1822. 3-15] Francisca, em 21/9/1823, 3-16] Misael Vieira Machado da Cunha, batizado em 7/8/1825.


3ª Parte: Ligação entre Arantes e Vieira Machado da Cunha


Resumo dos primos: os 4 Barões: 1º e 2º Rio das Flores, Aliança, 2º Guandu e Baronesa de Aymorés, com Marcos e com Aníbal:


Casal Antonio da Cunha Carvalho c.c. *Bernarda Dutra da Silveira


*Bernarda é filha legítima de Francisco Furtado Dutra, nascido por volta de 1700, na Ilha do Fayal, Açores e de sua mulher Florência Francisca das Neves, 7ªavó de Anibal, 4ªneta de Balthazar de Morais de Antas.


Antonio e Bernarda, 6ºs avós de Anibal, são pais de 13 filhos. Segue a descendência da 3ª filha ANNA (c.c. o Capitão-Mor de Aiuruoca, MG, Antonio de Arantes Marques, 5ºavô de Aníbal) e da 7ª filha THEODÓSIA, que demonstra como são primos esses 7 netos: 


José, 1º Barão do Rio das Flores (2º neto); Mizael, 2º Barão do Rio das Flores (3º neto); Manoel Barão d’Aliança, (3º neto); João, 2º Barão de Guandu (2ºneto); Theodósia Baronesa de Aymorés (3ª neta); Marcos Vieira da Cunha (5º neto) e Aníbal de Almeida Fernandes (6º neto):


#Barão d’Aliança: é 3º neto:


2) Theodósia (7ª filha) c.c. Lourenço de Souza Barbosa, Nazareth, RJ, pais de:


3) Escolástica c.c. Manoel Vieira Machado


4) João Vieira Machado da Cunha c.c. Maria Izabel de Jesus Vieira, filha de João Pinheiro de Souza e Izabel Maria da Visitação.


5) Manoel Vieira Machado da Cunha (Barão d’Aliança a 29/8/1882)


#Barões do Rio das Flores: o 1º Barão é 2º neto e o 2º Barão é 3º neto:


2) Theodósia (7ª filha) c.c. Lourenço de Souza Barbosa, Nazareth, RJ, pais de:


3) Escolástica c.c. Manoel Vieira Machado


4) José Vieira Machado da Cunha (1º Barão do Rio das Flores) c.c. Maria Salomé Avellar e Almeida e Silva (irmã de João Antonio de Avellar e Almeida, bisavô de Anibal) neta de Manoel de Avellar e Almeida, RJ, 4ºavô de Anibal.


5) Mizael (2º Barão do Rio das Flores) c.c Aurora Esteves Ottoni, n. 1858, f. 1922, filha de Manuel Esteves Ottoni c.c. Ana Amália de Araújo Maia, np. de Honório Esteves Ottoni Aurora Ottoni, pais de.


Mizael, Manoel, Virginia e mais outros filhos.


#Barão de Guandu é 2º neto:


2) Theodósia (7ª filha) c.c. Lourenço de Souza Barbosa, Nazareth, RJ, pais de:


3) Lourenço Bernardes de Souza


4) João Bernardes de Souza, 2º Barão de Guandu.


#Baronesa de Aymorés: 3ª neta:


2) Theodósia (7ª filha) c.c. Lourenço de Souza Barbosa, Nazareth, RJ, pais de:


3) Escolástica c.c. Manoel Vieira Machado


4) Lina Laudegária c.c. José Vieira Machado de Freitas, filho de Bernardo Vieira Machado, (irmão de Manoel Vieira Machado).


5) Theodósia, Baronesa de Aymorés, a 24/8/1889. É Baronesa pelo marido, Antonio Rodrigues da Cunha, Barão de Aymorés.


#Marcos Vieira da Cunha: é 5º neto:


2) Theodósia (7ª filha) c.c. Lourenço de Souza Marques, nasc. Aiuruoca, MG, fal. Nazareth, RJ, pais de:


3) Escolástica c.c. Manoel Vieira Machado


4) João Vieira Machado da Cunha c.c. Maria Izabel de Jesus Vieira, filha de João Pinheiro de Souza e Izabel Maria da Visitação.


5) João Vieira da Cunha, (1842-1903) em 1867, c.c. Rita Peregrina Werneck (1846-1896), filha do Visconde de Ipiabas.


6) Peregrino Vieira da Cunha c.c. Cecília Barroso.


7) Marcos c.c. Clara de Moraes Niemeyer (afilhada de batismo de Luisa Arantes de Almeida, tia de Anibal, em Araraquara, SP), pais de:


Myriam, Christina e Peregrino.


#Aníbal de Almeida Fernandes: é 6º neto:


2) Anna (3ª filha), c.c. Capitão-Mor de Aiuruoca, Antonio de Arantes Marques, Aiuruoca, Mg, pais de:


3) Manoel Rufino c.c. Ana Joaquina Carvalho, pais de:


4) Joaquim c.c. Ana Elisa da Conceição Ribeiro do Valle Carvalho (filha do 1º Barão de Cajurú 4ºavô de Anibal), pais de:


5) Ana Margarida c.c. João Antonio Avellar e Almeida Silva, neto de Manoel de Avellar e Almeida, Patriarca dos Avellar e Almeida, 4ºavô de Anibal


São pais de:


6) Bernardina c.c. Joaquim Rodrigues d’Almeida, pais de:


7) Anna c.c. Aníbal de Barros Fernandes, pais de:


8) Aníbal de Almeida Fernandes c.c. Maria José Giordano Del Grande pais de:


Ana Tereza Del Grande Arantes de Almeida Fernandes c.c. Felipe Augusto Alonso. Pais de:


Enrico Arantes de Almeida Alonso, nasc. 15/10/2010.


Brasão da Família Avellar e Almeida



 BRASÃO da FAMÍLIA AVELLAR e ALMEIDA


Este Brasão foi concedido por Carta de Brasão em 1881, e está registrado no Cartório da Nobreza e Fidalguia do Império do Brasil, Livro II, folhas 9/11, ao Barão de Avellar e Almeida, Decreto de 7/1/1881, cujo título está registrado no Livro X pág. 70 Seção Histórica do Arquivo Nacional. É um título concedido ad personam sul cognome, isto é, dado a uma pessoa específica e apoiado sobre o nome da família do titulado. Esta forma de título só é usada quando o Imperador deseja prestar homenagem também à família, dignificando-lhe o nome. O Brasão tem um pé de café e uma abelha como arma heráldica e pode ser usado pela Família Avellar e Almeida sem o Coronel (coroa) e a comenda, que são exclusivos do Barão e não são hereditários, conforme as leis de heráldica e do Direito Nobiliárquico: Fonte Documental: Mário de Méroe, Estudos sobre o Direito Nobiliário, Centauro Editora, São Paulo, 2000, pgs: 25/26.


 Fontes para estruturar esse trabalho:


#Francisco Klors Werneck: fonte primária


#Marcos Vieira da Cunha: fonte primária


#Jose Fernando De Steffany: fonte primária, importantes informações que viabilizaram esse trabalho, que explica dúvidas de meus primos: Klors Werneck (+1987) e Marcos Vieira da Cunha (+1985) e informou sobre o 2º Barão de Guandu e a baronesa de Aymorés.


#AGB: Ano I pg 59, e Ano VIII pg 21


#Titulares do Império, Carlos Rheingantz, 1960.


#Prova Documental Filiação: Florencia Francisca das Neves filha de Manoel de Moraes de Antas, fornecida por Marcos Camargo, San Diego, USA Out. 2013. Prova Documental da Filiação: Florencia Francisca das Neves, 7ªavó de Anibal, filha de Manoel de Moraes de Antas, 8ºavô de Anibal filho de Isabel de Moraes que é filha de Accenço de Moraes, 10ºavô de Anibal, neto de Balthazar. Pg. 2 abaixo:


https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16047-15499-25?cc=2177299&wc=M971-MBC:1462860254



Prova Documental da Filiação: Florencia Francisca das Neves, 7ªavó de Anibal, filha de Manoel de Moraes de Antas, 8ºavô de Anibal. Pg. 2 acima:


https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16047-15499-25?cc=2177299&wc=M971-MBC:1462860254


Destaque da citação de Florencia, 7ªavó de Anibal como filha de Manoel de Moraes 8ºavô de Anibal, ampliada por Laís Gonçalves Faria, abaixo.


 


# The Bee: Symbol of immortality and resurrection, the bee was chosen so as to link the new dynasty to the very origins of France. Golden bees (in fact, cicadas) were discovered in 1653 in Tournai in the tomb of Childeric I, founder in 457 of the Merovingian dynasty and father of Clovis. They were considered as the oldest emblem of the sovereigns of France.





http://www.projetocompartilhar.org/Familia/cap09TheodosiaBernardadaCunha.htm


http://www.projetocompartilhar.org/Familia/JoseVieiraMachado.htm


http://www.projetocompartilhar.org/Familia/CunhadeCarvalhoCarvalhodaCunha.htm


http://www.projetocompartilhar.org/DocsMgGL/josevieiramachado1807anamariadejesus1794.htm


 


 


 

Os textos desse site podem ser reproduzidos, desde que se informe o autor e o endereço do site.
 
Genealogia e Historia = Autor Anibal de Almeida Fernandes